As novas formas de composição familiar, o enfrentamento de conflitos familiares e a responsabilidade de cada pessoa no conflito, dentre outros temas, estarão em debate durante a I Semana das Famílias.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Mediação do Fórum Lafayette, com apoio da Direção do foro de Belo Horizonte e Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e será realizado entre os dias 8 e 10 de junho no Fórum Lafayette, com a proposta de uma ampla reflexão sobre as famílias contemporâneas. Palestras, atividades culturais e painéis interativos constam da programação, voltada para os profissionais de direito, assistentes sociais, psicólogos e público em geral.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho na Coordenação de Formação Permanente do Interior (Cofint) da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pelos telefones 3247-8967 e 3247-8767.

O Grupo de Mediação do Fórum Lafayette, formado por assistentes sociais e psicólogos judiciais da Central de Serviço Social e Psicologia do Fórum Lafayette, foi idealizado em 2006 como um grupo de estudos e reflexão teórica. O grupo iniciou suas atividades de observação e reflexão, motivado pela percepção de que alguns casos encaminhados pelas varas de família da capital para a Central de Serviço Social e Pisicologia apresentavam, antes do conflito judicial, um problema de diálogo e entendimento entre as pessoas.

A psicóloga judicial e mediadora Cleide Rocha de Andrade explica que a mediação é um novo procedimento do Judiciário, pois as próprias partes são responsáveis pela retomada do diálogo e da comunicação perdidos no decorrer do conflito, possibilitando que se encontre uma solução composta pelas partes e portanto mais satisfatória. Por essa razão, os processos em que a solução ocorre após o atendimento pelo Grupo de Mediação têm melhor chance de sucesso e o número de reincidência processual, ou seja, processos que retornam para o Judiciário, e de recursos judiciais tem sido menor.

Desde o início, a Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), ligada à 3ª Vice-Presidência do TJMG, tem monitorado o grupo que, a partir de março de 2007, recebeu os primeiros casos para atendimento, encaminhados pelo juiz Newton Teixeira, da 1ª Vara de Família,.
A Portaria nº 126/2008 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

institucionalizou o projeto com a denominação Programa de estímulo à mediação de conflitos em setembro de 2008. Desde então, a Agin avalia quantitativamente e qualitativamente o projeto piloto. O próximo passo é a edição de resolução, que vai torná-lo definitivamente um projeto do TJMG, regulamentando suas atividades e sua atuação e possibilitando sua expansão para todas as comarcas do Estado.

O Grupo de Mediação de Conflitos do Fórum Lafayette realiza suas atividades, mediante demanda dos juízes, em todos os casos em que eles identificam que conflitos relacionais estão dificultando ou impossibilitando o equacionamento das questões objetivas dos conflitos.

Programação

Na terça-feira, 8 de junho, a I Semana das Famílias será aberta, oficialmente, às 9h30, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio César Paduani, que, juntamente com a desembargadora Márcia Milanez, 3ª vice-presidente do TJMG, receberá os participantes.Todas as atividades da programação da I Semana das Famílias serão realizadas no Fórum Lafayette.

Confira aqui as demais atividades da I Semana das Famílias no banner da Semana da Conciliação no portal do TJMG.

( http://www.tjmg.jus.br/semanadasfamilias )

Fonte: TJMG