O evento contará com a presença dos presidentes do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso; do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos; do TST, ministro João Oreste Dalazen; do TRT 1, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, e do TRF 2, desembargadora Maria Helena Cisne, bem como de demais magistrados dessas cortes e autoridades. Os conselheiros do CNJ José Roberto Neves Amorim (coordenador do Movimento Gestor da Conciliação), José Guilherme Vasi Werner e Ney José de Freitas também estarão na solenidade.
Recorde de agendamentos- Em todo o Brasil, os tribunais vão se organizar para a realização de audiências diversas. Na Bahia, os preparativos para a Semana bateram recorde e mais de 65 mil processos foram agendados para participação de jurisdicionados da Semana Nacional de Conciliação. No Pará, foram agendadas mais de 11 mil audiências. No Judiciário de Santa Catarina, a expectativa é buscar solução negociada para 30 mil processos. Na Justiça trabalhista, a mobilização dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) não é diferente.
A preparação também envolve a montagem de uma estrutura especial para o evento. No Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), foram instaladas para o atendimento das partes, 37 bancas, sendo quatro para os processos de 2ª Instância, uma para os processos dos Juizados Especiais, e 32 para processos que tramitam na 1ª Instância. Ao todo serão apresentados para conciliação 1.665 processos. Em São Paulo, outra estrutura gigantesca foi organizada no Memorial da América Latina para atender os jurisdicionados.
Semana Nacional de Conciliação
Abertura Nacional: Rio de Janeiro
Data: 28 de novembro de 2011
Horário: 10h
Local: Auditório Antonio Carlos Amorim – Emerj (4º andar) – sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no Palácio da Justiça.
Fonte: CNJ