O presidente da AMB, Nelson Calandra, participou, na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), da abertura do seminário “Jurimetria: a estatística pode ser útil ao Direito?”. O evento, que conta com o apoio da AMB, reuniu cerca de 100 pessoas, entre Magistrados, Advogados, professores e estudantes de Direito. Para Calandra, o debate do tema pode contribuir para formulação de estratégias de gestão eficientes do Poder Judiciário em prol da melhoria da prestação jurisdicional.

Durante a solenidade de abertura, o Vice-presidente do (SBDP), Jacintho Arruda Câmara, destacou as principais funções e atividades da instituição, fundada em 1993, para realizar estudos avançados e pesquisas de ponta em Direito Público. “Nós somos uma entidade que preza por uma informalidade no debate jurídico. Atualmente, buscamos espaço para o novo modo de pensar do Direito e um dos nossos focos principais é a pesquisa jurisprudencial”, afirmou.

Proferida pelo Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria, Marcelo Guedes Nunes, a primeira palestra do evento abordou a definição da Jurimetria e a importância de sua utilização pela Justiça brasileira. “Não basta analisar a norma, também é necessário estudar o processo. Precisamos entender e conhecer a demanda que chega para o Judiciário. Assim como outras áreas científicas, a Jurimetria utiliza a estatística com a finalidade de analisar soluções para aprimorar a qualidade do serviço prestado pelo Judiciário. O conceito traz em si a ideia de medição do Direito, com a utilização dos modelos estatísticos para compreender os processos jurídicos”, explicou.

Ainda hoje, ocorrerão mesas de debates sobre os seguintes temas: ‘Pra que serve a Jurimetria?’, ‘Desafios e dificuldades da estatística judiciária’ e ‘Experiências bem sucedidas com Jurimetria’. Esta última será mediada pelo Diretor-Adjunto da Secretaria de Assuntos Legislativos da AMB, Marcus Onodera.

Fonte: AMB