A metodologia de funcionamento da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) será o tema do Seminário de Estudos sobre o Método Apac – Formação de Voluntários, que será realizado nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, em Manhumirim, na Zona da Mata mineira. O seminário pretende divulgar a metodologia Apac, mobilizando a comunidade e buscando voluntários para o desenvolvimento da associação no município.
Durante o seminário, os participantes vão compreender as propostas do método Apac para a ressocialização dos condenados e para o enfrentamento da criminalidade que desafia a sociedade brasileira. Na abertura do seminário, haverá pronunciamento dos juízes Luis Tadeu Dias, diretor do Foro da comarca de Manhumirim, e Daniel da Silva Ulhôa, da 2ª Vara Cível, Criminal, de Execuções Penais e do Juizado Especial da mesma comarca. Também será exibido o vídeo “Apac: Recuperando o homem e a dignidade”. O seminário será realizado no Cartório Eleitoral, na avenida JF, 454, no bairro Cidade Jardim.
A programação inclui palestras sobre a origem e a filosofia do método Apac, dados estatísticos do trabalho, além de assistência à saúde, religiosa e jurídica. Os participantes também vão discutir a importância da valorização humana, da família e do voluntariado para o sucesso da associação. O seminário será conduzido pelo monitor Valdeci Antônio Ferreira, da Apac de Itaúna.
Método
A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O modelo Apac foi criado em 1974, com a proposta de criar um presídio sem policiais. Com o apoio de voluntários, a Associação propicia a ressocialização do recuperando, que tem oportunidade de trabalhar dentro do presídio. Uma das vertentes do trabalho é evitar a ociosidade dos recuperandos, que freqüentam cursos supletivos e profissionais, e participam de atividades variadas.
O Projeto Novos Rumos na Execução Penal é coordenado pelo desembargador Joaquim Alves de Andrade. O projeto, que consiste na adoção do Método Apac como política pública de execução penal no Estado, é acompanhado pela Assessoria de Gestão da Inovação (Agin), subordinada ao 3º Vice-Presidente do TJMG, desembargador Jarbas Ladeira.
As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas na sede da Apac em Manhumirim, que fica na avenida Lauro Célio da Silva, 585, no Centro. Informações podem ser obtidas com Renata, pelo telefone (33) 9909-1122. Todos os participantes vão receber certificados de participação.
Fonte: TJMG