De 4 a 6 de maio, Belo Horizonte vai sediar o II Seminário Internacional de Mediação. O evento é uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Mediação Aplicada, com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) da 3ª Região.
Clique aqui para fazer a inscrição.
O seminário, que será realizado na Escola de Direito da UFMG, contará com a presença de ministros das cortes superiores, desembargadores, juízes brasileiros e franceses, defensores públicos, procuradores, promotores, professores, advogados, psicólogos e estudantes.
A conferência de abertura, no dia 4 de maio à noite, será proferida pelo francês Jean-Luc Pierre, que é juiz aposentado do Tribunal de Grenoble, na França, e possui vasta experiência com mediação.
No dia 5 de maio, o terceiro vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Marotta, presidirá a mesa “Mediação Extrajudicial”; e o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, a mesa “Interdisciplinaridade da Mediação”.
No dia 6, o desembargador Saulo Versiane Penna será debatedor na palestra “O Estado Democrático de Direito e o Princípio Constitucional do Amplo Acesso à Justiça”. A juíza auxiliar da Presidência do TJMG Lilian Maciel Santos presidirá a mesa “Os Reflexos da Mediação sob a Ótica do Novo CPC no Poder Judiciário”, também do dia 6.
Durante o seminário, será lançada uma obra coletiva que tem como objetivo fomentar e aprimorar a produção científica de temas inerentes à mediação na Justiça do Trabalho, na Justiça comum, no Ministério Público, na Defensoria Pública e outros órgãos.
O seminário foi idealizado pela juíza Marta Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, primeira brasileira eleita para o cargo de juíza do Tribunal de Apelação da ONU.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: contato@seminariointernacionaldemediacao.com. O auditório da Faculdade de Direito da UFMG fica localizado na Avenida João Pinheiro, 100, 2º andar, Centro.
Fonte: TJMG