Será realizada hoje, 23 de outubro, audiência pública visando sensibilizar e mobilizar autoridades e comunidade para consolidar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Arcos, inaugurada no final de 2008. O evento, aberto ao público, acontecerá, às 19 h, no auditório da PUC-Minas, unidade Arcos (av. Iolando Sebastião Logli, 255 – Distrito Industrial 2). A audiência contará com a palestra do coordenador executivo do Projeto Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

A Apac de Arcos tem atualmente 10 recuperandos (nome dado aos condenados que cumprem pena na Apac) que desenvolvem trabalhos de artesanato, de cozinha e limpeza da unidade. No próximo mês de novembro, entra em funcionamento uma fábrica de blocos de concreto, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Arcos. Há pouco mais de dois meses, a Apac celebrou convênio de manutenção com a Secretaria de Estado de Defesa Social, possibilitando uma melhor estrutura para a entidade.

O voluntariado já está presente nas áreas de valorização humana, espiritualidade, assistências jurídica e psicológica. A Apac conta também com ensino fundamental básico (1ª a 4ª séries) implantado por uma professora voluntária.

A audiência pública será uma oportunidade para fortalecer o relacionamento da Apac com os órgãos públicos locais, empresas e sociedade civil. Estarão presentes o coordenador do Centro Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público Estadual, procurador Tomáz de Aquino Rezende, o juiz Diretor do Foro da Comarca de Arcos, Joaquim Morais Júnior, o juiz da Vara de Execuções Penais, Múcio Monteiro da Cunha Magalhães, as promotoras de Justiça, Rosiley de Fátima Borges e Gislane Testi Coleti, o prefeito municipal, Claudenir José de Melo, o presidente da Câmara Municipal, Pedro César Rodrigues, os integrantes da Diretoria Executiva da Apac e outras autoridades.

Fonte: TJMG