O plenário do Senado Federal aprovou os nomes do ministro Luís Felipe Salomão (do STJ) para corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do juiz Jayme Martins de Oliveira Neto (do TJSP) para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e do promotor João Paulo Santos Schoucair (do MPBA) para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A votação aconteceu nesta quarta-feira, 1º/6.

Luis Felipe Salomão cursou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Foi promotor de Justiça. Posteriormente, ingressou na Magistratura e chegou a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). É ministro do STJ e foi indicado para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ocupou a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.


52113739667-257d3a0e2b-k.jpg
Foto: Pedro França/Senado



Jayme Martins de Oliveira Neto atuou como magistrado nas cidades paulistas de Tietê, Rancharia, Santos e São Paulo. Ele integrou a 1ª Turma do Colégio Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública e foi presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Atualmente, compõe a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Foto: Pedro França/Senado



João Paulo Santos Schoucair formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Ele tem pós-graduação em ciências criminais (2008) e mestrado em segurança pública, justiça e cidadania (2019). É promotor de Justiça desde 2004. Atuou nas comarcas baianas de Uauá, São Domingos, Palmeiras, Olindina, Ribeira do Pombal, Santo Amaro e Salvador.

Foto: Edilson Rodrigues/Senado