cristovam3.jpg
cristovam2.jpg
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a federalização da educação na palestra inaugural da “Série de Reflexões Infância e Juventude em Destaque” da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, cujo objetivo é colaborar para a formação inicial, continuada e especializada de magistrados e servidores na área da infância e juventude.

Na abertura do evento, o superintendente da Coinj, desembargador Wagner Wilson, destacou a importância de instrumentalizar e valorizar a formação de todos os filhos da sociedade. “A escola pública de qualidade é um direito ainda negligenciado”, afirmou o magistrado ao lembrar que as consequências da fragilidade da educação são percebidas nas demandas judiciais.

Antes de começar a palestra, o senador Cristovam Buarque saudou a apresentação da Orquestra Jovem do Coral Ifantojuvenil do TJMG, idealizada pela Coinj e que atende a cerca de 130 crianças e adolescentes. A mesa de honra foi composta pelo senador Cristovam Buarque, pelo desembargador Wagner Wilson, pelo presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, pelo deputado Mário Heringer, presidente estadual do PDT, e pela professora Sueli Maria Baliza Dias, secretária municipal de educação de Belo Horizonte.

Durante a palestra, o senador destacou que não há futuro para o Brasil sem uma educação de qualidade, pois a falta de mão de obra qualificada faz com que o país fique para trás. De acordo com Cristovam Buarque, a educação de base deve ser mantida pela união e gerida pelos municípios, pois ele entende que estão esgotados os recursos financeiros das prefeituras para garantir um ensino de qualidade. “A máquina que pode fazer avançar o país é a educação”, afirmou o senador, ao defender um bom ensino para todos e a federalização da educação.