O novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Banhos, toma posse nesta quarta-feira (23), às 19h, no Salão Nobre do TSE. Banhos foi nomeado pelo presidente da República, Michel Temer, para o cargo de ministro substituto na classe dos juristas, na vaga aberta pelo atual ministro efetivo do Tribunal Admar Gonzaga.

Sérgio Banhos

Sérgio SilveiraBanhos é mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Sussex, Inglaterra. É procurador do Distrito Federal e especialista em Direito Eleitoral. Ele também é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) desde 2015.

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três ministros efetivos provenientes do Supremo Tribunal Federal; dois oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois procedentes da classe dos advogados. Cada um destes últimos é nomeado pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF.

Fonte: TSE