Reuniram-se com o desembargador Sérgio Resende os juízes Wilson de Almeida Benevides, Maura Angélica de Oliveira Ferreira e Delvan Barcelos Júnior; o deputado estadual Célio Moreira; o tenente coronel PM Russo; o delegado Roberto Soares e o secretário de Administração Regional Municipal, Leonardo Couto.
Os participantes da reunião, na sua maioria membros do Conselho Segurança Pública do Barreiro, solicitaram ao presidente do TJMG a instalação de mais varas no Fórum Regional. O deputado Célio Moreira informou já haver projeto legislativo prevendo esta instalação e demonstrou a necessidade de que a vara a ser instalada inclua a competência de julgamento de ações criminais.
Segundo os participantes das polícias militar e civil, a distância entre o Barreiro, o Fórum Lafayette e o Juizado Especial Criminal os obriga a deslocamentos que, além de serem mais onerosos, deixam a região desprovida dos agentes, que poderiam estar exercendo suas funções no bairro. A região do Barreiro está nos limites de Belo Horizonte com Ibirité e Contagem e agrupa oitenta bairros. Tem uma população de aproximadamente 320 mil habitantes.
Os magistrados apontaram, dentre outras, necessidades nas áreas de registros públicos e de sucessões, pois a situação fundiária irregular e inexistência de inventários geram uma situação caótica no bairro, que tem grande densidade populacional. O secretário de Administração Regional também ressaltou a carência dos serviços extrajudiciais.
O presidente do TJMG explicou os critérios para a instalação de varas: movimentação processual, disponibilidade de funcionários e espaço físico para a instalação. Sensibilizado, disse que, apesar de não haver previsão para instalação de varas na Capital, estava convencido da real necessidade de se dotar o Fórum Regional do Barreiro de pelo menos uma vara criminal.
Sérgio Resende assumiu o compromisso de determinar aos setores técnicos do TJMG a realização de estudos que verifiquem a possibilidade de instalação de uma nova vara no começo de 2010.
Fonte: TJMG