A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), comemorou seus 80 anos de fundação em evento realizado nesta sexta-feira, 18, em Belo Horizonte. A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Cristiana Martins Gualberto Ribeiro, representou a Amagis na solenidade.
O presidente da entidade, deputado Roberto Andrade, destacou que o grande marco da categoria foi a Constituição de 1988, que regulamentou a atividade, e, em todos estes anos, grandes avanços foram conquistados, como a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, que gera uma desjudicialização dos serviços dos cartórios.
Durante a cerimônia, a Serjus-Anoreg/MG promoveu homenagens a pessoas que prestaram relevantes serviços à classe de notários e registradores, entre eles, a ministra do STJ e corregedora nacional de Justiça Nancy Andrighi, que foi representada na solenidade pela desembargadora Márcia Milanez, o desembargador Marcelo Rodrigues e a Corregedoria-Geral de Justiça, na pessoa do corregedor-geral, desembargador Antônio Sérvulo.
Como parte das comemorações de seus 80 anos, a Serjus-Anoreg/MG também realizou, nesta quinta-feira, 17, um seminário para debater as modificações na legislação que trazem novas atribuições à classe notarial e registral. O seminário discutiu os seguintes temas, em três painéis: Estatuto da Pessoa com Deficiência, Registro Eletrônico e Usucapião Administrativa (Extrajudicial). Cada painel contou com a participação de especialistas renomados nos assuntos, que debateram a atuação do notário e registrador diante das novas demandas criadas por alterações legislativas.