A Rede Globo de Televisão exibiu ontem, no Fantástico, a atuação do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na investigação e registro da paternidade de uma jovem de 19 anos que buscava o exame gratuito de DNA e o registro do nome que faltava em sua certidão.

Na volta do quadro “Quem é meu pai?”, série de reportagens produzidas em diversos estados do País, o programa exibiu o caso de duas mulheres que, em comum, tinham a dor de não possuir um documento que indicasse quem era o pai delas.

A jovem de Minas Gerais disse que sempre ouviu sua mãe contar que o pai dela era um motorista que prestava serviço para a Santa Casa, na capital. Por ter engravidado durante um breve relacionamento no período em que acompanhava a filha mais velha em um tratamento no hospital, não estabeleceu vínculo com o homem.

O tratamento não surtiu efeito e a criança morreu. A mãe voltou grávida para o interior e deu à luz a jovem, criando-a sozinha por 19 anos. No início deste ano, a jovem conseguiu o número de celular do pai e fez o primeiro contato.

A história dela e de outra mulher de Maceió foram exibidas ontem, na volta da série, que será apresentada a cada domingo na programação do Fantástico. Ainda este ano, um outro caso do CRP será exibido na série “Quem é meu pai?”. Assista aqui o primeiro episódio dessa temporada da série.

Mutirão de Reconhecimento

No mês de outubro, a Defensoria Pública de Minas Gerais promoverá o mutirão Direito a Ter Pai em 54 municípios de Minas Gerais, com a parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além dos parceiros locais nos municípios onde o mutirão é realizado.

As inscrições para o mutirão, que será realizado em um único dia, 25 de outubro, das 8h às 17h, já estão abertas e se encerram em 4 de outubro. Veja aqui se o seu município participará desse mutirão.

Centro de Reconhecimento de Paternidade

O CRP funciona permanentemente no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Os cidadãos podem procurar o serviço em qualquer época do ano para reconhecimento espontâneo de paternidade, reconhecimento socioafetivo e exame de DNA.

O endereço é Avenida Augusto de Lima, 1.549, sala AL 335, 3º andar, Bairro Barro Preto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os telefones para contato são (31) 3330-4365/4366. Saiba mais sobre o CRP aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette