Dentro da programação da Semana do Servidor, foram homenageados em solenidade realizada ontem (27) no auditório da Unidade Raja Gabaglia os servidores que completaram 30 anos de serviços prestados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O desembargador Alexandre Quintino Santiago representou no evento o presidente do TJMG, Pedro Bitencourt, que não pôde comparecer devido a uma reunião com o secretário de Casa Civil do governo Estadual.

desembargador alexandre santiago

Foto: Marcelo Albert/TJMG

Ressaltando o tema da Semana do Servidor, “Família é tudo de bom”, Santiago lembrou que sua história familiar e profissional sempre teve interseções com o Poder Judiciário de Minas Gerais.

“Minha saudosa mãe Myriam Quintino dos Santos era servidora do TJ. Conheceu meu pai, o também servidor Sérgio Lellis Santiago. Depois do casamento, ela tornou-se também Santiago e o casal teve três filhos, todos profissionais do Direito. Meu pai fez concurso e carreira na magistratura e foi presidente do TJ. O meu saudoso tio Edelberto Lellis Santiago foi magistrado de carreira. Outro tio, Miguel Santiago, jornalista e profissional do Direito, foi também servidor deste tribunal.”

O desembargador relatou também que ele próprio foi servidor do TJ até assumir a magistratura em 1996.

“Desde cedo, o assunto da família incluía o trabalho, a Justiça”, destacou. “O meu objetivo ao relembrar esses fatos é exemplificar, falar dessa proximidade, reconhecendo o seu valor e as suas possibilidades.”

“Talvez eu possa dizer que somos heróis, como foi minha mãe Myriam, como é meu pai Sérgio – heróis no seu sentido mais humano e crucial; herói que vence as adversidades de cada dia, que luta para uma Justiça melhor e agrega forças para que isso aconteça”, continuou.

Dirigindo-se aos homenageados, o desembargador afirmou que eles “têm uma história de plantio e de colheita para contar, uma trajetória de serviços dedicados ao cidadão e à sociedade.”

“Que esta homenagem signifique o coroamento de anos de luta e de desafios, reavivando as forças para outras empreitadas”, concluiu.

servidora

Foto: Marcelo Albert/TJMG

Em nome dos homenageados, a servidora Francisca Alves dos Santos proferiu palavras de agradecimento. “Sinto-me uma pessoa abençoada por estar aqui tanto tempo, pelo tanto que o tribunal me engrandeceu e me engrandece como ser humano, pelos amigos maravilhosos que fiz ao longo de todos esses anos, pelos colegas que tanto me ajudaram no meu trabalho, pelas equipes dedicadas com as quais tive o imenso prazer de trabalhar, pelo imenso crescimento pessoal que tive na vida”, afirmou.

“Que todos se sintam tão orgulhosos, como eu me sinto, de fazer parte da história do TJMG e, principalmente, da história que nós construímos, através dele, para nossas próprias vidas”, finalizou.

homenageados

Foto: Marcelo Albert/TJMG

Foram homenageados os servidores Ana Lúcia de Freitas, Ana Maria Cardoso Dias, Antônio Luiz Oliveira Garcia de Paiva, Áurea Santiago, Bernadete Versiani dos Reis, Evandro Hamilton de Pinho Tavares, Francisca Alves dos Santos, Heloísa Monteiro de Moura Esteves, Loyese Mata Machado Pereira, Marcos Pinto Assumpção, Maria Beatriz Rocha Santos da Silva, Mariângela da Penha Mazoco Leão, Mirian Lúcia Borges de Paula, Pilar Vasconcelos Dominguez Cunha, Regina Tristão Netto e Soraia Ferreira Godinho Silva.

A solenidade contou com a apresentação musical do sub-tenente Paulo Linhares, da Polícia Militar de Minas Gerais, no saxofone.

Após a cerimônia, foi oferecido aos convidados um coquetel com a apresentação da banda Copo Lagoinha.

Fonte: TJMG