O desembargador Silas Vieira, integrante da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tomou posse hoje, 27 de outubro, na Corte Superior. Ele foi eleito para integrá-la pelo período de dois anos, em vaga deixada pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, cujo mandato se encerrou. A eleição de Silas Vieira foi realizada em 13 de setembro pelo Tribunal Pleno. Ele recebeu 48 dos 52 votos contados na votação.
Natural de Soledade de Minas, no Sul do Estado, Silas Vieira é desembargador do TJMG desde 2002. O magistrado graduou-se em Direito pela Faculdade de São João da Boa Vista, em São Paulo, em 1973, e é pós-graduado em Direito Público pelo Instituto de Educação Continuada (IEC), da PUC Minas.
Entre outros cargos, Silas Vieira já foi promotor de Justiça nas comarcas de Pedra Azul, Araçuaí, Carangola e Belo Horizonte. Também foi procurador de Justiça de 1989 a 1997. Na magistratura, foi juiz do extinto Tribunal de Alçada.
A Corte Superior é composta por 25 desembargadores, sendo parte eleita para mandatos de dois anos e outra parte formada pelos magistrados mais antigos do TJMG. Cabe à Corte Superior julgar ações diretas de inconstitucionalidade, processos administrativos envolvendo servidores e magistrados, bem como ações envolvendo deputados estaduais e o governador.
Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG