O juiz diretor do Foro da capital, Renato César Jardim, proferiu palestra sobre sociologia do direito, em 2 de dezembro, para servidores da 1ª Instância que participaram do módulo formação humanossocial do programa Servidor Integrado (Serin).

Renato Jardim apontou a sociologia do direito como um fenômeno jurídico na vida das pessoas e mostrou aos servidores do Judiciário a contribuição que eles podem dar para a construção de um modelo ideal de justiça.

“É quase impossível enfocar o ordenamento jurídico sem correlacioná-lo com uma realidade social. Não há, pois, como dissociar a sociologia geral da sociologia jurídica. O direito promove transformação no seio da sociedade; o homem é um ser social; onde há sociedade há direito”, define o palestrante.

O magistrado chamou a atenção também para o fato de o Poder Judiciário ser a última instância, a última esperança do cidadão de fazer valer seus direitos violados. “Devemos ter consciência de que nosso trabalho é fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos e para a manutenção da paz social, e de que o ser humano é o agente dessa transformação. Nossa missão é de alta relevância e, para que a instituição funcione, é necessário que todas as pessoas estejam compromissadas. Do compromisso emerge a boa imagem da instituição.”


Fonte: TJMG