A diretoria da Amagis homenageará na noite de hoje, 25/11, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o deputado Estadual Elmiro Nascimento (DEM) e o ex-presidente da AMB, desembargador do TJRJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, com a Medalha Comemorativa Desembargador Guido de Andrade. A cerimônia de entrega será realizada às 19h30, no salão de festas da Associação.

A comenda foi instituída pelo presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, em 15 de junho de 2007, como forma de reconhecimento e agradecimento às personalidades e instituições públicas e privadas, julgadas merecedoras ante os serviços prestados para o fortalecimento da magistratura. O orador oficial do evento será o assessor especial da presidência da Associação, desembargador Tiago Pinto.

Desembargador José Guido de Andrade

O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à honraria da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira. Sua morte, em 2004 representou uma grande perda para a classe, mas não apagou as boas memórias de suas lutas e conquistas em prol de todo o Poder Judiciário.

O desembargador formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. Foi promotor adjunto na comarca de Ipanema e promotor de justiça na comarca de Ibiraci. Ingressou na magistratura em 1961 e foi juiz das comarcas de Resende Costa, São Gotardo e Carandaí, além da comarca de Juiz de Fora. Também foi diretor da Amagis na Zona da Mata (2ª Seccional da Amagis). Em 1979, assumiu a função de juiz da comarca de Belo Horizonte e, em 1984, foi promovido a juiz do antigo Tribunal de Alçada. Foi promovido a desembargador em 1988. Em 1995, foi vice-corregedor-geral de justiça e presidente da Amagis. Em 1997, José Guido foi eleito corregedor-geral de justiça sendo, ainda, 1º vice-presidente do TJMG, em 2001.

José Guido de Andrade também atuou como professor de história e geografia no Colégio São Boaventura, em Andrelândia. Foi professor de direito processual penal, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, também em Juiz de Fora. Em 1991, o desembargador foi integrante da Comissão Especial, designada pelo ministro da Justiça, que apresentou sugestões às alterações do Processo Criminal (Código de Processo Penal).

José Guido de Andrade aposentous-e pela Compulsória em 2002, após 40 anos dedicados à magistratura.