Em sessão administrativa realizada nesta quarta-feira (9), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o planejamento estratégico da Corte para vigorar até 2020. O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, informou que o planejamento possibilitará ao Tribunal aprimorar a atuação em diversos setores, inclusive conferindo celeridade à prestação jurisdicional. Um dos objetivos é aperfeiçoar a gestão do acervo de forma a reduzir o percentual de processos com mais de cinco anos em tramitação.

O ministro Lewandowski destacou que as discussões para elaboração do plano, que trata de questões como gestão de pessoas, sustentabilidade e responsabilidade social, envolveu as assessorias dos ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli, que também ocuparão a Presidência do STF durante o período de vigência. Lembrou ainda que o documento é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para conferir mais transparência à gestão dos diversos órgãos públicos.

O planejamento, que contou com a participação de gestores e servidores de todos as unidades do Tribunal, resultou na proposição de 10 objetivos estratégicos, 19 indicadores e 19 metas, nas áreas de Prestação Jurisdicional, Transparência, Articulação Institucional, Estrutura e Infraestrutura e Recursos.

Em breve, o conteúdo do planejamento estratégico estará disponível no portal do STF.


Fonte: STF