O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu na tarde desta quarta-feira (4) a visita dos recém-eleitos presidentes do Senado Federal, José Sarney (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB). Após o encontro, Gilmar Mendes disse considerar que a visita “é um gesto que consolida essa relação harmoniosa que vimos perseguindo”.

Por acontecer no primeiro dia da instalação da sessão legislativa, a visita tem uma marca simbólica, e representa o interesse em construir uma relação cada vez mais harmoniosa entre os poderes Legislativo e Judiciário, disse o senador.

Sarney lembrou que o poder Legislativo no Brasil mantém uma tradição histórica, de não ter atritos com o poder Judiciário. “Eu acredito que na nossa gestão e na gestão do presidente Temer – com o mesmo ponto de vista que ele tem, nós vamos seguir essa tradição. Vamos manter a mais estreita possível convivência, harmonia entre os poderes”.

O deputado Temer comentou o importante papel da Suprema Corte. Ele explicou que, enquanto não se conclui a regulamentação da Constituição de 1988, o STF tem interpretado o texto constitucional, com base nos princípios da própria Carta. Sarney concordou com o deputado, ressaltando que o STF é o guardião da Constituição. “Qualquer decisão do STF é em favor do povo brasileiro” e assegura a ordem jurídica que permite a convivência democrática no país, concluiu o senador.

Os parlamentares aproveitaram o intervalo da sessão Plenária e foram até o Salão Branco do Supremo para cumprimentar todos os ministros da Casa.

Fonte: STF