A eleição pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a elaboração de lista tríplice da qual será escolhido o substituto da ministra Denise Arruda foi adiada, diante do impasse repetido em três escrutínios, quando nenhum dos candidatos alcançou o mínimo de votos para integrar a lista tríplice. Ainda não há data para que os ministros escolham os três desembargadores que integrarão a lista que será encaminhada à Presidência da República para a indicação do novo integrante do Tribunal.
Ao todo, 48 desembargadores concorrem à vaga de ministro destinada a membros de tribunais de Justiça. Apenas o Distrito Federal e o Espírito Santo não têm representantes.
O tribunal de Justiça que mais encaminhou candidatos à vaga é o de São Paulo, oito ao todo, seguido pelo de Minas Gerais, com seis magistrados concorrendo. Da corte maranhense, quatro integrantes enviaram currículos, mas, horas antes do certame, o presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, apresentou seu pedido de desistência.
Os estados do Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro têm três representantes cada. Os do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina apresentaram, individualmente, dois desembargadores. Os demais tiveram apenas um magistrado concorrendo.
Fonte: STJ