A cerimônia contará com a presença do presidente do STJ, ministro Felix Fischer, além de ministros ativos e aposentados, convidados e servidores. Na ocasião, será lançada e distribuída aos presentes uma coletânea de julgados de cada ministro aposentado, retratando seus principais momentos jurídicos na Corte.
A homenagem a ministros aposentados é uma tradição no Tribunal e está prevista no artigo 337 do Regimento Interno.
Os homenageados
Mineiro de Lavras, Nilson Naves foi egresso do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) e ministro do STJ desde a sua criação, em abril de 1989. Formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Direito Penal, Naves iniciou sua carreira como advogado em seu estado natal, mas foi em São Paulo que ingressou no Ministério Público. Atuou na Terceira Turma, Segunda Seção e Corte Especial. Presidiu o STJ de 2002/2004.
Mineiro da capital, o ministro Fernando Gonçalves formou-se em bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e, já em 1971, foi aprovado em concurso para o cargo de juiz de Direito em Minas Gerais. Atuou no TRF da 1ª Região e, em junho de 1996, foi empossado ministro do STJ. Atuou na Sexta Turma, Quarta Turma, Segunda Seção e Corte Especial do Tribunal.
O ministro Aldir Passarinho Junior é bacharel em direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde se formou em 1974. Exerceu a advocacia, antes de ingressar no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 1989. Ingressou no STJ em maio de 1998 como membro da Segunda Turma e da Primeira Seção, atuando, também na Quarta Turma e Segunda Seção, além da Corte Especial.