O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, assinou um acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal para passar a transmitir ao vivo os julgamentos do STJ pela TV Justiça, mantida pelo Supremo. Para isso, o STJ terá que equipar o tribunal com a estrutura exigida pelo canal. A previsão é iniciar as transmissões em maio.

Para o ministro Asfor Rocha, o acordo permite ao tribunal entrar em uma nova fase, de transparência e comunicação com a população brasileira. “Nenhum outro tribunal do mundo, nos moldes do STJ transmite as sessões pela TV, ao vivo, como vamos fazer”, enfatizou. Segundo o ministro, o processo é fruto de uma mudança sistemática que vem sendo observada ao longo dos anos. “Antes, os órgãos do Judiciário viviam escondidos. Pouco a pouco, os magistrados passaram a perceber a importância de os tribunais interagirem com a sociedade, e a TV Justiça ajudou nesse processo”, acentuou.

Gilmar Mendes, presidente do STF destacou que a TV Justiça está consolidada como um canal de comunicação de amplitude entre os brasileiros e, ao compartilhar os investimentos necessários com o STJ para essa nova etapa de trabalho, “não apenas cumpre com uma exigência constitucional, como também passa a permitir uma comunicação adequada com o público com vista à livre prestação jurisdicional”. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: Consultor Jurídico