O superintendente de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Wilson Benevides, reuniu-se com juízes da Comarca de Belo Horizonte na tarde de ontem, 2 de fevereiro, na Sala da Amagis, no Fórum Lafayette. O encontro tratou de questões relacionadas ao Processo Judicial eletrônico (PJe).
Vários juízes participaram do encontro. Entre eles, o juiz auxiliar da Corregedoria e diretor do foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, e o juiz auxiliar da Presidência Antonio Carlos Parreira. Os gerentes Dalton Fernandes e Denílson Rodrigues, da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), também participaram da reunião.
O desembargador Wilson Benevides falou sobre os altos investimentos em equipamento e pessoal que o TJ tem feito para consolidar o PJe nas comarcas que já trabalham com o sistema. Citou como exemplo a aquisição de um servidor para armazenamento de dados de última geração, com memória SSD (que permite acesso mais rápido aos dados), e afirmou que o TJ tem pessoal capacitado para operar e desenvolver o sistema. O TJMG é o maior tribunal do País em número de usuários (mais de 70 mil usuários) e processos distribuídos (aproximadamente 700 mil) no PJe, contou o desembargador.
De acordo com o superintendente, o TJMG está ciente dos problemas enfrentados pelos usuários internos e externos e mantém técnicos concentrando esforços para melhorar a estabilidade do sistema e o acesso. Ele explicou que a tendência é que o PJe seja um sistema “pequeno”, “leve”, o que o tornaria mais rápido, e acessado por aplicativos específicos para cada usuário. Ele contou que o TJ já trabalha para implantar o “Painel do Magistrado”, uma aplicação que permitiria o trabalho offline, com posterior envio de dados.
O juiz diretor do foro, Marcelo Rodrigues Fioravante, sugeriu a criação de um grupo integrado por representantes dos juízes e técnicos, como forma de monitorar o desempenho do PJe e ampliar o debate entre os usuários e os profissionais que desenvolvem o sistema.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional/TJMG