curso_infanto_juvenil.jpgFoi realizado, no início da noite de hoje, 22, o I Curso de Atualização de Magistrados Mineiros em Justiça Infanto-Juvenil, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), pela Corregedoria-Geral de Justiça e pelo Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA), com o apoio da Amagis. O evento acontece no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, com duração até o próximo dia 24.

Segundo a idealizadora e coordenadora do curso, juíza titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Valéria Rodrigues, a iniciativa tem como objetivo atualizar e fomentar a formação do magistrado, fazendo uma reciclagem da matéria. “Nós temos de investir na capacitação dos magistrados e de técnicos, porque este que é o nosso futuro. Nós estaremos prevenindo uma séria de consequências em adultos”, afirmou.

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes, explicou que a partir de um contato mais estreito com desembargadores e juízes, a Escola tem contribuído para que os magistrados possam aprofundar seus estudos sobre questões pertinentes à atividade judicante. “Assim a Escola se multiplica, e multiplicando-se ela se realiza e também alcança a finalidade para a qual ela foi criada”, afirmou.

O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Célio César Paduani, destacou que esta é primeira vez no Estado que os juízes debatem o tema. E lembrou ainda que com a atuação da Ejef, a magistratura tem tido a oportunidade de se atualizar em diversos temas. O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo da Associação, desembargador Tibagy Salles Oliveira. A palestra Magna foi proferida pelo juiz do Rio Grande do Sul, João Batista da Costa Saraiva, que abordou a Justiça Penal Juvenil no Brasil. Clique aqui e confira a programação.

palteia_infanto_juvenil.jpg