A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou, nesta quarta-feira (23), a última sessão de julgamento do primeiro semestre forense de 2010. Ao encerrar os trabalhos, o colegiado se despediu do ministro Arnaldo Esteves Lima, que passará a integrar a Primeira Seção.
A presidente da Terceira Seção, ministra Laurita Vaz, lamentou a saída do colega e destacou suas inúmeras qualidades. “Quando Vossa Excelência chegou, em agosto de 2004, tínhamos grandes expectativas em relação ao seu desempenho como magistrado, em razão do seu brilhante currículo. Nossa surpresa se deu quando constatamos que, além de exímio jurista, Vossa Excelência é uma pessoa extraordinária, equilibrada, culta e gentil. Nunca o vi, sequer, alterar a voz durante um julgamento. Muito seguro de suas convicções, sempre se dispunha a mudar o voto e acompanhar a divergência quando reconhecia ser esta a solução mais adequada. Isso com a serenidade que lhe é peculiar e que só os homens sábios detêm”, homenageou a ministra.
Emocionado, o ministro Esteves Lima foi breve na sua despedida. “A gente fica muito emocionado ao sair de um ambiente tão bom quanto a Terceira Seção. Despeço-me de todos, agradecendo muito”, afirmou o ministro, que lembrou de todos os outros magistrados com quem trabalhou no STJ.
O ministro Esteves Lima fez questão de agradecer também a parceria dos servidores do gabinete, da coordenadoria da sessão, das áreas administrativas do Tribunal, da segurança e da copa. Para ressaltar a importância de cada uma dessas pessoas para que o STJ cumpra sua missão, o ministro citou o seguinte ditado: “Nenhuma corrente é mais forte que o elo mais fraco”.
Fonte: STJ