As 85 pessoas pré-inscritas no Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 já podem acessar, na página do evento, uma série de vídeos informativos sobre o processo eleitoral brasileiro. São sete gravações produzidas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE) para apresentar o sistema eletrônico de votação e auxiliar os participantes do Teste da Urna, que chega à sétima edição com recorde de pré-inscrições aprovadas. 

Até o momento, 29 pessoas se inscreveram para atuar de forma individual, enquanto outros 56 participantes estão reunidos em 15 grupos. O evento, marcado para acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro, é uma das etapas mais importantes de auditoria do processo eleitoral, na qual são colhidas contribuições externas para aprimorar as urnas eletrônicas e sistemas eleitorais brasileiros.

Explicações técnicas sobre urnas e sistemas eleitorais

Além de detalhar o funcionamento interno (software) e externo (hardware) das urnas eletrônicas, o material ainda traz explicações técnicas a respeito do Subsistema de Instalação de Segurança (SIS), dos sistemas responsáveis pelo envio e recebimento de arquivos e do JE Connect – ambiente privado para transmissão dos resultados.

Embora tenham sido criadas para auxiliar participantes do Teste da Urna, as apresentações estão disponíveis para consulta pública. Confira:

CSEle - Bibliotecas de Integração

CSEle - Visão Geral do Processo Eleitoral

Cotel - Software do Ecossistema da Urna

Cotel - Hardware da Urna Eletrônica

Coinf - Subsistema de Instalação e Segurança - SIS

NUD-JE-Connect

CSEle - Transmissão e Recebimento de Arquivos

A divulgação dos vídeos explicativos está prevista no edital do TPS 2023 e na Resolução TSE nº 23.444/2015, que trata da realização periódica do evento.

Sobre o Teste da Urna 2023

O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. O TPS tem como objetivo fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.

Desde a primeira edição, em 2009, o TPS contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.

Fonte: TSE