O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inicia, no próximo dia 20 de junho, a instalação de câmeras em 99 comarcas para ampliação da segurança. As imagens poderão ser vistas por meio de acesso remoto, via link da internet, na Central de Monitoramento do Fórum Lafayette. Serão instalados, em 139 imóveis, sistema de gravação e 16 câmeras. Veja relação dos locais onde o serviço será prestado.

Os contratos 167 e 168/2014 celebrados entre o TJMG e a empresa Alvo Segurança Ltda. têm validade de um ano. O valor total a ser investido é de R$ 6.688.000,00. A escolha das comarcas levou em conta critérios técnicos para a instalação dos equipamentos.

“A segurança é um tema recorrente da atualidade diante do quadro de violência crescente”, disse o presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues. Para ele, é incontestável a necessidade de se recorrer à tecnologia para aumentar a segurança de magistrados, servidores, demais profissionais do direito e usuários dos serviços judiciários, além do patrimônio.


A implantação do projeto de segurança é gradativa devido ao grande número de comarcas no Estado: são 296, e várias delas possuem mais de um prédio. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Segurança Institucional (Cesi) do TJMG, que tem como presidente o desembargador Wanderley Paiva.
Fonte: TJMG