Na última sexta-feira, dia 16 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Resende, anunciou a realização de obras de reforma geral do prédio que abriga o Fórum Professor Magalhães Drumond, em Santa Bárbara (MG).

O presidente Sérgio Resende ressaltou o esforço do Judiciário em aprimorar os serviços prestados à sociedade. De acordo com o magistrado, são várias frentes a exigirem investimentos. Além daquelas ligadas diretamente à prestação jurisdicional, o presidente destacou as reformas dos prédios da Justiça, que vão oferecer melhores condições de trabalho para magistrados e servidores, além de melhor prestação jurisdicional. “Este é o motivo da minha presença: o Fórum de Santa Bárbara passará por uma reforma geral, cujo objetivo maior é melhorar o atendimento ao cidadão”, afirmou.

Ao final de seu discurso, o presidente do TJ declarou o seu desejo de que as obras no Fórum tragam mais conforto para a equipe e para todos os usuários da Justiça, trazendo mais alegria e entusiasmo.

A diretora executiva de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Elídia Tavares de Lanna Rocha, falou para os presentes sobre as obras que serão realizadas no edifício. Durante a reforma, com início previsto para outubro de 2010 e duração de aproximadamente sete meses, serão revistas todas as instalações elétricas, hidráulicas e de informática. O prédio será dotado também de acessibilidade para deficientes físicos e passará por algumas adequações para melhor se inserir no conjunto arquitetônico de que faz parte, no centro histórico da cidade. Será retirado todo o gradil da parte externa e recuperados os jardins.

A juíza de Santa Bárbara, Myrna Fabiana Monteiro Souto, e o presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva (natural de Santa Bárbara), se disseram honrados com a presença do desembargador Sérgio Resende na comarca e agradeceram pela futura realização das obras no Fórum, que segundo eles serão de grande importância para o Judiciário e a comunidade local.

A comarca de Santa Bárbara é também integrada pelo município de Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo. Em 2009, foram distribuídos mais de 4 mil processos, incluindo a Justiça Comum e os Juizados Especiais, tendo sido julgados uma quantia superior a 3 mil ações. Atualmente, estão em andamento mais de 6 mil e 600 processos na comarca.

Presenças

Estiveram também presentes na solenidade o prefeito de Santa Bárbara, Antônio Eduardo Martins; o promotor de Justiça Domingos Ventura de Miranda Júnior; o deputado estadual Mauri Torres; o presidente da Câmara Municipal, Frederico Magalhães Ferreira; a juíza de Caeté, Miriam Vaz Chagas e o juiz de Barão de Cocais, Wellington Reis Braz, entre outras autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, membros do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.

Fonte: TJMG