O TJ Criança Abriga celebra hoje, 25 de agosto, os seus 15 anos dedicados a acolher crianças em situação de risco. A comemoração foi realizada no saguão do anexo 1 da Unidade Goiás, onde servidores e funcionários cantaram “Parabéns” com as crianças e os voluntários da organização. Para brindar a celebração, um bolo também foi servido aos presentes. No Fórum Lafayette, a comemoração será realizada no dia 27, também no saguão.

De acordo com Itamar Ribeiro, a maior conquista nesses 15 anos de instituição é poder mudar a vida dessas crianças e ajudá-las a construir um futuro melhor. “É importante também comemorar aqui no TJ, pois é graças ao apoio dos servidores que esse projeto tão bonito se sustenta”, diz.

Para Vânia Cláudia Ferreira, presidente da organização desde janeiro de 2015, essa é uma forma de reescrever a história das crianças, devolvendo a elas o sorriso e proporcionando-lhes novas oportunidades de vida.

O projeto nasceu da iniciativa de um grupo de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do desejo dos servidores Itamar Ribeiro e Paulo Bastos. A organização filantrópica tem capacidade para receber até dez crianças e é mantida por doações de servidores do TJMG.

Os menores são encaminhados ao TJ Criança Abriga por determinação judicial da Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte ou por meio de aplicação de medida de proteção de acolhimento institucional pelos conselhos tutelares da capital. Em cerca de 90% dos casos, o motivo é negligência dos pais, por abuso de álcool ou drogas, mas há também casos de violência física e abuso sexual.

Fonte: TJMG