O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove, na próxima semana, de 11 a 15 de abril, o mutirão de conciliação de processos que têm como uma das partes o banco Itaú-Unibanco. As audiências de conciliação serão realizadas no Fórum Lafayette, e a pauta já conta com mais de mil processos aptos para o acordo. A ação é uma iniciativa da 3ª Vice-Presidência do TJ, da Corregedoria-Geral de Justiça e da Direção do Foro da Capital.

Os processos que fazem parte da pauta das audiências tramitam nas 35 varas cíveis de Belo Horizonte, nas varas cíveis do Barreiro e no Juizado Especial das Relações de Consumo. Em todos os processos pautados, a conciliação pode encerrar os casos. A maioria dos feitos envolve execução de dívidas.

No pátio interno do fórum, está sendo montada uma grande tenda que abrigará dez cabines de atendimento destinadas às audiências. Haverá também uma sala de espera para as partes, com cadeiras, secretaria e apoio. As audiências acontecem das 8h às 17h, com intervalo entre 11h e 13h. As partes envolvidas já foram intimadas.

O juiz diretor do Foro da capital, Renato César Jardim, tem boas expectativas com relação ao mutirão. Para o magistrado, “há o espírito efetivo de se obter a conciliação, prova disso é que o banco relacionou não só processos em que é autor, mas também processos em que é réu".

Para a 3ª vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores, desembargadora Márcia Milanez, o TJMG está sempre em busca da pacificação social e segue o lema “conciliar é legal”.

Fonte: TJMG