Dentro da programação da 18ª Semana do Servidor na quarta-feira, 30 de outubro, servidores da 2ª Instância e da comarca de Belo Horizonte que completaram 30 anos de trabalho efetivo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram homenageados pelo órgão, dentro da abertura oficial da Semana do Servidor.
Na oportunidade, o juiz auxiliar da Presidência, Renato César Jardim, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, fez uma saudação aos homenageados. O magistrado destacou que a carreira no serviço público é uma das mais altas incumbências, especialmente nesta época que a democracia se fortalece e o cidadão requer mais participação e mais respeito aos seus direitos. O juiz Renato Jardim sustentou que o cidadão almeja serviço público de qualidade. De nossa parte, como servidores públicos que somos, o compromisso é fazer o que nos foi atribuído com eficiência, zelo e dedicação, disse.
O magistrado afirmou que a cada dia, o papel do servidor público cresce em importância e visibilidade. Para ele, trata-se de uma situação compreensível, porque lidamos com expectativas das pessoas quanto ao atendimento de seus direitos fundamentais – entre eles, o direito à justiça. Assim, segundo o juiz, o servidor e o serviço público, realmente, possuem diferenciais: primeiro, pelo papel de atores sociais a serviço da cidadania; além das competências técnicas, o servidor precisa de habilidade para lidar com a diferença e a diversidade; e, ainda, assume a responsabilidade de lidar com o que é de todos, atentos aos anseios e direitos legítimos da coletividade.
O servidor Sérgio Ailton Oliveira de Pinho Tavares, do Juizado Especial Cível, Unidade Gutierrez, falou em nome dos homenageados. Em sua fala, o servidor revelou sua alegria ao ser homenageado pelo Tribunal de Justiça. Apresentou uma breve cronologia da evolução da carreira dos servidores no órgão, desde a incorporação dos servidores da 1ª Instância ao Poder Judiciário estadual.
O homenageado lembrou a criação do então Juizado de Pequenas Causas que originou o Juizados Especiais, sob a orientação do desembargador Fernandes Filho. Destacou, ainda, a importância de órgãos do TJMG, como a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) que qualificação a formação dos servidores.
Homenageados
Foram homenageados os servidores:
- Álvaro Luiz Viana Furst, da Central de Distribuição
- Antônio Carlos Ferreira, da Central de Serviço Social e Psicologia
- Carlos Antônio Pereira, da Central de Mandados
- Cláudia Regis Junqueira, da Gerência de Fiscalização Regional do Foro Judicial - Região 4
- Claudio Ferreira de Souza, da 7ª Vara Cível
- Cláudio Miranda Gonçalves, da Coordenação de Autuação
- Cleusi Flor de Maio Alves Cerqueira, da 3ª Vara Cível
- Eder Roberto Gomes, do 2º Tribunal do Júri
- Edson Pedrosa de Oliveira Filho, da Coordenação de Provimento e Concessões na Secretaria do Tribunal
- Eliane Rodrigues Zaramella, do Centro de Padronização e Qualidade na Gestão
- Geraldo Lúcio Dias, da Coordenação de Movimentação e Expedição de Documentos - - Hamilton Rodrigues Costa, da 6ª Vara Cível
- Jorge Antônio da Silva, da 12ª Vara Criminal
- Jorge Antônio de Almeida, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - - Jorge Eustaquio de Souza, da Central de Mandados
- José Augusto de Menezes Sobrinho da Central de Mandados
- Luiz Ozanam de Almeida Panzera, da Central de Mandados
- Maria Cecília de Castro Torres, da Assessoria da 3ª Vice-Presidência
- Maria de Fátima Moreira Alves, da Coordenação de Protocolo, Triagem, Autuação e Atermação
- Maria Helena Duarte Candido, da Coordenação de Publicação e Divulgação de Informação Técnica
- Maria José Ribeiro Dias, do Serviço de Apoio Administrativo
- Maria Madalena Maciel Campos Ferreira da Gerência do Cartório da 4ª Câmara Criminal
- Mário Sergio Ribeiro, da Central de Mandados
- Marlene Imaculada Cota Campos, da Coordenação de Distribuição
- Mônica Henriques Gonçalves de Azevedo, da Assessoria de Gestão da Inovação – AGIN
- Raimundo Célio Soares Vargas, da Central de Mandados
- Reinaldo Martins Ferreira, da Central de Mandados
- Rodrigo Vieira Roriz da Costa, da Gerência do Cartório da 17ª Câmara Cível
- Sérgio Ailton Oliveira de Pinho Tavares, do Juizado Especial Cível - Unidade Gutierrez, Tertius Lotti Faria da Central de Mandados
Programação
A Semana do Servidor segue até o dia 1º de novembro. Desde o dia 07 de outubro acontece a exposição de obras de servidores Isabela Couto e Paulo Medeiros, na galeria de Arte do Fórum Lafayette. Já no hall do anexo I, na rua Goiás, 229, está exposto o stand TJ Integração – Saúde e Integração, do Comitê de Ergonomia do TJMG.
Na sexta-feira, dia 1º de novembro, no pátio interno do Fórum Lafayette, haverá o concurso Show de talentos com apresentações artísticas de servidores, feira de alimentação, sorteio de presentes oferecidos pelos sindicatos Sinjus e Serjusmig e apresentação do projeto Comunidade e Justiça com o grupo Zé da Guiomar.
O servidor poderá retirar o seu convite para o evento na Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) nas Unidades Goiás, Raja Gabaglia e Fórum Lafayette, mediante a doação de um litro de leite integral.
Fonte: TJMG