As inscrições para os próximos editais de promoção e remoção de magistrados já serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível na Rede TJMG. O novo sistema está em fase final de desenvolvimento pela Diretoria de Informática (Dirfor) do TJMG e foi apresentado na data de ontem ao presidente, desembargador Pedro Bitencourt, pelas juízas auxiliares da presidência Eveline Félix e Lisandre Figueira e de pelo diretor da Dirfor, Antônio Rolla, e sua equipe.

reunião presidencia 01

O objetivo do Tribunal é agilizar o procedimento e reduzir custos. “Essa é uma demanda antiga dos magistrados, que também beneficia o trabalho da Gerência da Magistratura (Germag). Além de facilitar o acesso às informações, haverá economia com papel e correio. É um procedimento muito mais moderno”, explica a juíza Eveline Félix.

O sistema vai permitir o acesso mais rápido às informações de acompanhamento do edital. À medida que for recebendo as inscrições, a Germag irá disponibilizar as listas de inscritos, o que possibilitará aos juízes a análise de suas chances e subsidiar possível desistência ou arrependimento de desistência, atos que também serão realizados por meio do formulário eletrônico.

Também se encontra em fase de desenvolvimento pela Dirfor uma estrutura informatizada para agilizar a votação dos editais de promoção e remoção, que deverá entrar em operação até o meio do ano. Nas sessões do Órgão Especial, as notas e as justificativas serão lançadas pelos desembargadores por meio eletrônico e, após proclamado o resultado, haverá a disponibilização dos dados para a consulta dos magistrados pela Rede TJMG.


Fonte: TJMG