O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instala nesta terça-feira, dia 11, seu Centro de Monitoramento de Segurança, que funcionará no Fórum Lafayette. O centro irá monitorar sete comarcas por imagens de câmeras e alarmes, ampliando a segurança daqueles que procuram a Justiça, servidores e magistrados. Inicialmente serão monitoradas Santa Luzia, Conselheiro Lafaiete, Muriaé, Leopoldina, Lambari, Bicas e Poço Fundo, por meio do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e alarmes com detectores de presença e invasão.

Essas comarcas foram escolhidas por já possuírem pré-disposição para a instalação dos equipamentos. A previsão é que no ano de 2014 o monitoramento atinja 99 comarcas do interior e 6 prédios da Capital.
Haverá um policial militar na sala de monitoramento que irá coordenar o centro e avaliar os eventos, acionando a Fração da Polícia Militar do local quando houver necessidade.
O evento para marcar o funcionamento do centro será às 9h30 no Fórum Lafayette, que fica na Avenida Augusto de Lima, 1549, Centro. O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, falará sobre os investimentos em segurança. O desembargador Wanderley Paiva, presidente do Centro de Segurança Institucional, e o chefe da Assessoria Militar da instituição, coronel da PM Renato Batista Carvalhais darão entrevistas para detalhamento.

Estarão presentes ainda o corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, os desembargadores Herbert Carneiro e José Osvaldo Furtado de Mendonça, os juízes Andréa Cristina de Miranda Costa, Marcos Henrique Caldeira Brant, Aroldo André Toscano de Oliveira e Geraldo David Camargo, o tenente Fellipe Augusto Maciel, assessor militar do Corpo de Bombeiros, o delegado Carlos Antônio e os deputados Sargento Rodrigues e João Leite.

Fonte: TJMG