setelagoas.jpgO desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Tibúrcio Marques, representando o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, instalou, em 11 de maio, a 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Sete Lagoas. Na oportunidade, o desembargador falou sobre as inúmeras cobranças ao Poder Judiciário e disse que, através de mais essa iniciativa, o Tribunal procura tornar a Justiça mineira mais efetiva e célere para aqueles que precisam resolver seus problemas.

O desembargador Tibúrcio Marques destacou que, há alguns anos, o Judiciário mineiro vem adotando modernas técnicas de gestão, com planejamento, estabelecimento de objetivos e metas a serem cumpridas. Para ele, é patente o esforço da instituição para aperfeiçoar-se, mesmo diante de todas as dificuldades, inclusive as de cunho orçamentário. “Por tudo isso, hoje é um dia importante para o Tribunal de Justiça, para a equipe da comarca de Sete Lagoas, para os operadores do direito e, especialmente, para esta comunidade.”

Segundo o magistrado, é impossível conceber um verdadeiro estado democrático de direito sem a existência de um Poder Judiciário autônomo e independente, que exerça sua função de guardião das leis.

Abrangência

A inauguração da 2ª Vara de Família e Sucessões na comarca de Sete Lagoas beneficia também a população dos municípios de Baldim, Santana de Pirapama, Inhaúma, Cachoeira da Prata, Jequitibá e Fortuna de Minas. Para o diretor do Foro da comarca, juiz Artur Bernardes Lopes, a iniciativa “constitui, antes de mais nada, mais uma vitória dos cidadãos na busca incessante pela excelência na prestação da tutela jurisdicional, um direito fundamental por excelência”.

O diretor do Foro disse que os caminhos percorridos para a que a instalação dessa nova vara fosse possível não se revelaram áridos nem espinhosos, porque a agilidade na tramitação de processos judiciais é um dos objetivos do planejamento estratégico do TJ. Segundo ele, os esforços do presidente do TJMG contribuíram de forma relevante para o sucesso da iniciativa.

“Acredito ser essa a tônica que dará cor à nova vara ora instalada: a cooperação multidimensional em prol da construção de um futuro no qual o cidadão seja o epicentro dos esforços comuns dos poderes da República na busca por uma sociedade mais justa e eclética”, concluiu o juiz.

Recordações

O desembargador Tibúrcio Marques disse também que, para ele, que sempre viveu em Sete Lagoas, apesar das inúmeras ausências por imposição das carreiras de magistrado e de promotor de Justiça, é gratificante participar de um momento importante como a instalação de mais uma vara na comarca. Ele disse só ter boas recordações da terra que aprendeu a amar.

O magistrado elogiou os advogados com os quais conviveu, muitos dos quais são seus grandes amigos, e a equipe do fórum, com seus funcionários atuantes e dedicados, alguns ainda do tempo em que lá trabalhou e outros que foram seus alunos na Unifem.

Tibúrcio Marques agradeceu aos juízes que atuaram na comarca e que contribuíram para a efetiva prestação jurisdicional e, consequentemente, para a paz e a tranquilidade social. Para encerrar, desejou sucesso a toda a equipe de Sete Lagoas, liderada pelo juiz Artur Bernardes Lopes.


Mesa
Fizeram parte da mesa de honra da solenidade, entre outras autoridades, os desembargadores José Antonino Baía Borges e Duarte de Paula. Na cerimônia, estavam presentes servidores, advogados, membros do Ministério Público e da comunidade, que lotaram o salão do Tribunal do Júri.

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira