marceloalbert-vespaziano.jpgO presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, instalou ontem, 11 de junho, na comarca de Vespasiano, a 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Criminais. Com isso, a comarca, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou a contar com quatro varas, além de uma unidade do Juizado Especial.

Durante a solenidade de instalação, o presidente Herculano Rodrigues afirmou que o momento era de celebração, pela ampliação do atendimento em Vespasiano. O magistrado afirmou que a insuficiência da estrutura do Judiciário é uma realidade irrefutável. Contudo, reiterou os esforços permanentes do TJMG por melhorias.

Em sua fala, o desembargador citou a chamada Constituição Cidadã, que revigorou os anseios por mais igualdade, justiça e desenvolvimento. “Diante de uma Carta tão pródiga e repleta de boas intenções, é natural que as pessoas estejam mais conscientes e muito mais exigentes. Embora as organizações públicas e privadas não consigam ainda corresponder aos novos imperativos, é essencial que a Lei maior aponte a direção que deve ser seguida. Nesse contexto, justifica-se a corrida ao Judiciário”, disse.

O juiz diretor do Foro da comarca de Vespasiano, Geraldo Rogério de Souza, agradeceu a agilidade do TJMG para a implantação da nova vara. O magistrado ressaltou ainda os esforços da juíza Dênia Francisca Corgosinho Taborda para que criação da 2ª Vara Criminal se efetivasse, bem como o empenho do prefeito Carlos Moura Murta para garantir a ampliação da Justiça no município.

Em seu discurso, o prefeito afirmou conhecer as dificuldades orçamentárias que precisam ser enfrentadas pelo Judiciário, mas ressaltou o trabalho do Tribunal para garantir uma Justiça cada vez mais preparada para atender com zelo e rapidez.

Com a criação da 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Criminais, a Vara Criminal e da Infância e da Juventude passou a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude.

Na solenidade, compuseram a mesa de honra o presidente Herculano Rodrigues, o juiz diretor do Foro da comarca de Vespasiano, Geraldo Rogério de Souza, e o prefeito Carlos Moura Murta. Também esteve no evento o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage; o juiz José Martinho Nunes Coelho, representou o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro.

Foto: Marcelo Albert / TJMG
Fonte: TJMG