- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco
TJ instala vara na comarca de Nova Serrana
28/05/2014 14h45 - Atualizado em 09/05/2018 15h58
“O momento é de alegria para o Tribunal de Justiça e, acredito, para toda a Comunidade de Nova Serrana”, declarou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, durante solenidade, realizada no dia 23 de maio, na comarca de Nova Serrana. Na ocasião, foi instalada a Vara de Família, Sucessões e do Juizado Especial Cível e Criminal. O evento foi prestigiado por autoridades do Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Defensoria , OAB/MG, servidores e comunidade local.
A placa de instalação da nova vara foi descerrada pelo presidente do TJ, desembargador Herculano Rodrigues, pelo juiz diretor do Foro da comarca, Rodrigo Péres Pereira, e pela deputada estadual Luzia Ferreira, que representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em seu pronunciamento, o desembargador Herculano Rodrigues ressaltou “que o poder de solucionar está presente nas situações, aparentemente, simples e corriqueiras. Começa pela forma cordial e acolhedora de atender o jurisdicionado; pela objetividade para desempenhar as funções cotidianas; pela simplificação de atos e atitudes.”
Referindo-se à dedicação da equipe de Nova Serrana, o desembargador Herculano Rodrigues destacou que magistrados e servidores têm-se “desdobrado para fazer frente às demandas, dedicando-se a promover a justiça e a paz social, superando as adversidades. Dessa forma, eles estão colocando em prática o pensamento de Einstein, transformando dificuldades em oportunidades”.
Ainda sobre os desafios enfrentados pelo Judiciário, o presidente enfatizou que, “para magistrados e servidores da Justiça, obstáculo é uma palavra conhecida. Há dificuldades de toda ordem: do grande volume de trabalho às condições das instalações físicas; da especificidade das questões que chegam ao Judiciário às expectativas sociais de punição e consequente coerção da criminalidade e da violência. Estamos sempre às voltas com grandes desafios, correndo contra o tempo e ansiosos por soluções. Creio que a oportunidade se encontra, justamente, neste ponto: nas possibilidades de resolver. E, apesar das adversidades, elas existem”, acrescentou o magistrado.
Nova Vara
Além do município sede, a instalação da nova vara irá beneficiar os municípios de Araújos e Perdigão, que integram a comarca. De acordo com o relatório de movimentação processual do TJMG, um total de 6.060 processos foram distribuídos nas duas varas da comarca durante o ano de 2013, ficando a média mensal de distribuição em torno de 500 processos.
Conforme registrou o presidente do TJ, desembargador Herculano Rodrigues, a nova unidade jurisdicional irá melhorar as condições de trabalho dos magistrados, dos servidores e dos profissionais do Direito. “O grande resultado esperado é o aprimoramento do serviço prestado ao cidadão”, afirmou.
Presenças
Participaram também da solenidade, entre outras autoridades, o juiz auxiliar da Corregedoria Marcos Henrique Caldeira Brant, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, o coordenador da Promotoria de Nova Serrana, promotor Leandro Wili, o vice-presidente da OAB/MG, Elizeu Marques de Oliveira, o diretor financeiro da Amagis, José Martinho Nunes Coelho, representando o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o prefeito de Nova Serrana, Joel Martins, o prefeito de Perdigão, Constantinos Dimitrios, a prefeita de Araújos, Sônia Couto, e o presidente da Câmara Municipal de Nova Serrana, Éderson Luís de Abreu Braga.
O município
Nova Serrana está localizada na região do alto São Francisco, Centro Oeste de Minas. No passado, o local correspondia aos sertões da Capitania de Minas Gerais. Nova Serrana (denominada inicialmente de Cercado) pertencia ao Termo de Pitangui, e apesar da proximidade a um dos mais importantes centros produtores de ouro da capitania, pertencia aos “Sertões das Minas Gerais”, ou seja, terras cuja importância residia em abastecer os centros urbanos com víveres e outros gêneros.
Atualmente, a cidade destaca-se pela produção de calçados, sendo conhecida como a capital mineira do calçado esportista.