A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, em 20 de maio, de uma ouvidoria móvel, no centro de Belo Horizonte. A ação foi realizada em conjunto com a Ouvidoria-Geral do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Prefeitura da Capital, que integram a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG).

Naquela data, de 9 às 16 h, as ouvidorias de todos os órgãos registraram reclamações, denúncias e sugestões dos cidadãos sobre os serviços públicos oferecidos, em um posto móvel instalado na Praça Sete.

A equipe do TJMG atendeu 52 demandas, sendo que 22 delas foram de consultoria jurídica. As demais foram consultas e reclamações de partes de processos, a maioria insatisfeita com a morosidade das ações.

O ouvidor-geral do TJMG, desembargador Jaubert Carneiro Jaques, considerou surpreendente o número de demandas. Para ele, a participação na ouvidoria móvel foi muito boa e contribuiu para mitigar a ideia de que o Judiciário é fechado e de que as pessoas não têm acesso às informações.

“A Ouvidoria trabalha com a responsabilidade de dar uma resposta rápida e eficiente às demandas”, garante o ouvidor do TJMG. As reclamações administrativas são as que têm uma solução mais rápida, segundo o desembargador. Mas, mesmo com relação às reclamações contra a morosidade, que não são possíveis de solucionar de imediato, por se tratar de um problema estrutural, as demandas são encaminhadas e as pessoas têm uma resposta efetiva.

A Ouvidoria do TJMG mantém um atendimento constante ao cidadão. Várias formas do serviço estão disponíveis, como o atendimento gratuito pelo telefone 0800-283-3933, o presencial, por correspondência ou formulário impresso e o Fale Conosco, canal virtual que recebe as demandas noPortal TJMG, pelo endereço www.tjmg.jus.br/ouvidoria. Segundo estatísticas da Ouvidoria, o atendimento telefônico e o Fale Conosco são os canais que mais recebem demandas.

No segundo semestre de 2014 a Ouvidoria do TJMG atendeu mais de 1,4 mil demandas, o que representa, em média, 244 atendimentos por mês.

Fonte: TJMG