Promover o acordo entre as pessoas, de forma rápida, eficaz e gratuita, enquanto ainda não há uma ação judicial. Essa é a proposta dos Juizados de Conciliação, criados em 2002 pelo Poder Judiciário em parceria com a sociedade. Funcionam com a atuação de voluntários, oferecendo espaço, nas comunidades, para a resolução amigável das demandas.

Para divulgar suas ações e promover o agendamento de reclamações, a equipe da Secretaria-Geral dos Juizados de Conciliação, subordinada à 3ª vice-presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), estará presente, nos dias 28 e 29 de abril, no Shopping Tupinambás, das 13 às 19 horas.

Durante as visitas será distribuído material informativo e feito o encaminhamento dos cidadãos para outros postos de atendimento distribuídos pela cidade, como Defensoria Pública, Delegacia de Polícia e Procon.

De acordo com o assessor Cristiano de Araújo Abreu, as principais reclamações recebidas pelos Juizados estão relacionadas a pensões alimentícias, conflitos de propriedade entre vizinhos, relacionamentos familiares e dívidas financeiras.

Fonte: TJMG