O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria de Informática e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promove nesta semana o III Encontro Nacional de Secretários e Diretores de TIC do Judiciário Estadual (Enatic). O evento, realizado nesta quinta e sexta-feira, 31 de março e 1º de abril, busca promover a troca de experiência entre os profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) dos tribunais do Brasil, aproximando gestores e compartilhando soluções.
Durante a abertura do encontro, o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, destacou a importância do investimento em tecnologia, em um cenário de grande demanda judicial e recursos limitados. “Os tribunais encontraram no investimento tecnológico uma das saídas para fazer frente a uma realidade difícil. É por isso que o setor de informática é um dos que recebe mais atenção e investimento, porque é uma forma de fazer mais com menos, e de forma inovadora”, analisou o desembargador.
O presidente apontou ainda a oportunidade propiciada pelo fórum, de aprendizado com experiências diversas e construção compartilhada de novos modelos. Para o desembargador Pedro Bitencourt, o Enatic abre horizontes, permitindo que os profissionais descubram o que se faz em outros estados, com estruturas e demandas diferentes, e encontrem assim novos meios de promover o avanço tecnológico.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho, falou sobre a missão do evento, que é investir em tecnologia, a alternativa mais viável e criativa diante de um cenário econômico de incertezas, o que propicia a redução de custos, o aumento de receitas e a melhora na eficiência operacional das empresas. “Este é um tema muito atual e sinaliza para um futuro que em verdade não está próximo, ele já chegou”, disse o superintendente, reforçando a importância da área de TIC para o Poder Judiciário.
Processo eletrônico
Destacando os esforços do TJMG para a informatização de seus processos, o superintendente de Informática, desembargador André Leite Praça, ressaltou a grande responsabilidade dos diretores de informática dos tribunais, verdadeiros guardiães dos processos em andamento, por meio de seus sistemas. “Nós completamos neste mês a implantação do processo eletrônico em todas as comarcas de entrância especial de Minas, o que corresponde a aproximadamente 50% da distribuição do estado”, informou o desembargador, desejando que o encontro entre secretários e diretores de TIC dos tribunais reflita-se em um ainda maior crescimento na eficiência do Judiciário brasileiro.
O diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMG, Antônio Francisco Morais Rolla, agradeceu a presença dos participantes. Ele afirmou que a informática é constantemente desafiada a prover tecnologia suficiente para que o Judiciário possa cumprir a sua finalidade. “Precisamos nos unir para alcançar esse objetivo, que é dar condições para que os tribunais possam trabalhar bem, no melhor prazo possível”, disse. O diretor enumerou alguns dos sistemas hoje compartilhados entre tribunais, o que, para ele, reforça a importância de a administração e o aprimoramento desses sistemas serem também partilhados.
Programação
Durante os dois dias de realização do III Enatic, os profissionais discutirão temas como a gestão e a governança em TIC, telecomunicações e infraestrutura, mobilidade no Poder Judiciário, desafios do processo judicial eletrônico e o impacto do novo CPC na TIC.
Esta é a terceira edição do evento, que foi realizado pela primeira vez, em 2014, pelo Tribunal de Justiça de Rondônia e, em 2015, pelo Tribunal de Justiça de Sergipe. Acesse a página do Enatic.
Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG