Foi realizada hoje, 16 de junho, uma reunião de análise da estratégia (RAE) para acompanhar as metas traçadas no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Um dos dados abordados na reunião foi o índice de cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2016. Apenas de janeiro a abril deste ano, o Tribunal cumpriu algumas metas e apresentou índices superiores a 80% e a 90% nas demais.

tjmgFoto: Renata Caldeira

A meta 7 – priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos – foi cumprida em 2015 e também nos quatro primeiros meses deste ano. Em relação à meta 4 – identificar e julgar até dezembro de 2016 pelo menos 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até dezembro de 2013 –, o índice de cumprimento este ano foi superior ao estabelecido, alcançando 104,96%.

Além dos resultados, a reunião serviu para a apresentação de vários dados por algumas áreas do TJMG. Entre os assuntos abordados, estavam as ferramentas usadas para o acompanhamento dos resultados, as obras priorizadas para os próximos anos e a execução orçamentária do Tribunal nos primeiros meses de 2016.

Orçamento

No que diz respeito ao orçamento, os números mostram que a execução está dentro do que foi planejado.

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, ressaltou durante a reunião que uma das inovações de sua gestão, no biênio 2014/2016, foi a de atrelar os recursos orçamentários ao Planejamento Estratégico. Também participaram da RAE, além do presidente, o presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro, o 1º vice-presidente, desembargador Fernando Caldeira Brant, e o 2º vice-presidente eleito, desembargador Wagner Wilson.

Estiveram ainda na reunião desembargadores, juízes e equipes das áreas técnicas.

Controle

A RAE é um instrumento de controle das metas traçadas no Planejamento Estratégico. Sua realização serve não apenas para o acompanhamento dos resultados, mas também para as revisões consideradas necessárias. O objetivo do Planejamento Estratégico do TJMG é ampliar a efetividade da prestação jurisdicional. O planejamento do Judiciário mineiro contempla as metas nacionais editadas pelo CNJ.

Fonte: TJMG