Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 8, o TJMG apresentou o Relatório de atividades de um ano da atual gestão, que corresponde ao período de julho de 2020 a junho de 2021. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz participou do evento.

Em depoimento enviado por vídeo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, parabenizou o presidente Gilson Soares. “Quero deixar os meus parabéns ao desembargador Gilson Lemes por um ano à frente do Tribunal de Justiça e os meus agradecimentos pela sua condução do termo de declaração assinado entre Estado e a Vale. Desejo sucesso ao presidente”, afirmou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, também parabenizou o desembargador Gilson Soares, em depoimento em vídeo. “O presidente Gilson deu sua cara ao Tribunal mineiro, promovendo novos desenvolvimentos, novas obras e novas visões ao Judiciário mineiro. Sua postura tem sido reconhecida também fora de Minas Gerais, visto que o nome do presidente Gilson tem sido colocado para outras missões. Isso demonstra não só sua capacidade de gestão e liderança, mas também o reconhecimento dos mineiros e dos brasileiros pela atividade tão profícua e de excelência feita pelo desembargador Gilson Soares Lemes”, disse o presidente da Assembleia. 

Gestão

Em seu discurso, o presidente Gilson Soares destacou que o relatório reúne de maneira sucinta as informações do primeiro ano de gestão e que as diversas iniciativas presentes no documento são alguns dos mais importantes avanços e conquistas empreendidos no período. “Elas representam, de maneira mais palpável, o abnegado esforço da alta direção do Judiciário para tornar o Judiciário mineiro mais moderno, ágil e eficaz”, afirmou. Segundo o desembargador, o documento condensa a esperança de que o santo Agostinho nos fala. “Em suas páginas, correm os sopros dessas duas forças vitais e complementares: a indignação, pautada no reconhecimento de um estado de coisas aquém do almejado como ideal, e a coragem, assumida no vigor para provocar as mudanças necessárias”.

Gilson Soares destacou algumas iniciativas importantes que foram desenvolvidas no período e citou outras que estão em desenvolvimento. “Muito mais foi feito nos últimos 12 meses e seria exaustivo enumerar aqui os diversos avanços. Posso garantir que a aprendizagem tem sido rica e, da crise sem precedentes que temos vivido, em função da pandemia de covid-19, estamos gerando oportunidades, acelerando a revolução digital que os novos tempos exigem. A pandemia antecipou mudanças que ainda levariam muitos anos para acontecer, colocando, de um dia para outro, milhares de servidores e magistrados em trabalho remoto. É um salto em direção ao futuro, que fomos impulsionados a dar, rapidamente. Além disso, o contexto de crise tem exigido, mais que nunca, uma gestão acurada, com o uso bastante racional dos recursos materiais e financeiros. Tem sido um grande teste para todos os gestores públicos, que vêm sendo incitados a fazer mais com menos. Tenho reiterado que, entre tantos outros ensinamentos que a pandemia nos traz, está também a convicção de que estamos todos conectados: as atitudes de cada um diante desta crise sanitária provocam efeitos em cascata, contribuindo para o controle ou a propagação do novo coronavírus. Isso tem reforçado em nós o valor da solidariedade, do cuidado com nós mesmos e com o outro e a importância das parcerias, pois a união de esforços para a realização de ações articuladas pode nos ajudar a atravessar de maneira mais bem-sucedida esta fase difícil”, disse o presidente do TJMG.


Todas as conquistas e avanços podem ser conferidos no relatório de gestão, disponível em versão digital e imprensa. Confira aqui.

Gratidão

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, afirmou que a palavra do dia é gratidão. Ele agradeceu a Deus pela graça de servir, ao presidente Gilson pela parceria e a todos os colegas pela atuação e pelo apoio no primeiro ano de gestão. “Foi um grande desafio assumir a Superintendência Judiciária durante a pandemia do novo coronavírus. Os obstáculos que encontramos, no entanto, tornaram-se verdadeiros propulsores para antecipar décadas de evolução na forma como trabalhamos e interagimos” afirmou o magistrado, destacando ações e iniciativas exitosas da 1º vice presidência. “Graças à tecnologia e ao comprometimento das equipes, temos cumprido nossa missão institucional, que é o aprimoramento constante da prestação jurisdicional”, concluiu.

O 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, foi representado pela superintendente adjunta da Escola Judicial, desembargadora Mariângela Meyer, que destacou avanços na Escola Judicial sob a luz do panorama ditado pela crise sanitária da pandemia. “Experimentou-se, com sucesso, um programa de ensino de amplo espectro pedagógico, com temas de conteúdos universais, o que gerou mais de 130 mil inscrições em cursos, seminários e lives. Os mecanismos de comunicação foram ampliados: além do site da escola e canal no Youtube, com exposição de programas e aulas, foram incluídos podcasts e Instagram. Tudo com o objetivo de colocar o ensino ao alcance dos servidores, magistrados e em diálogo com a sociedade”, afirmou. “Agradeço aos desembargadores, juízes, servidores e colaboradores que contribuem para o sucesso da EJEF, cujos esforços possibilitaram os avanços alcançados. Educar é cultivar. Esse o caminho a ser trilhado”, disse a desembargadora. 

Em seu discurso, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, falou sobre as ações e iniciativas da atual gestão do TJMG que, “mesmo em tempos difíceis de pandemia e com dificuldades para gerir um Tribunal de grande porte, manteve a regularidade da prestação jurisdicional, sem descurar de medidas concretas para a preservação da saúde e vida de todos”, afirmou. De acordo com ele, inúmeras outras ações e projetos serão desenvolvidos e implantados até o final da gestão, sempre em conjunto e com participação efetiva dos demais gestores da alta administração do Tribunal, isso com o pensamento voltado na melhoria da prestação jurisdicional e das atividades dos serviços notariais e de registro colocados à disposição dos jurisdicionados, cumprindo nossa missão constitucional. O corregedor-geral agradeceu aos colegas dirigentes do Tribunal, aos desembargadores e juízes auxiliares, servidores e colaboradores.

Estiveram presentes ainda no evento o vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite; o desembargador Ronaldo Claret, representando o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; além de juízes auxiliares, magistrados e servidores do TJMG.

A solenidade foi realizada no auditório do Órgão Especial e transmitida ao vivo pelo canal do TJMG no Youtube.