O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou, na tarde desta quarta-feira, 27, de sessão especial de caráter cívico do Órgão Especial do TJMG comemorativa do centenário da histórica visita do S.M. Rei Alberto I, da Bélgica, e comitiva, acompanhado pelo presidente da República Epitácio Pessoa e pelo governador de Minas Gerais Artur Bernardes, no dia 3 de outubro de 1920, à Corte de Justiça do Estado de Minas Gerais.  

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, orador oficial e de quem partiu a  sugestão da celebração da visita, destacou as relações econômicas, jurídicas e políticas internacionais que foram geradas após a visita da comitiva belga, e que contribuíram para lançar o Brasil no cenário internacional, sendo de grande prestígio para a história do Tribunal de Justiça mineiro. “Reverenciar esta centenária visita ao nosso Tribunal é preservar e difundir a história política e econômica brasileira”, afirmou Caldeira Brant.  

O embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, lembrou que a centenária visita foi uma grande oportunidade das autoridades belgas admirarem-se com a cultura do País e com marcos importantes para a diplomacia, colocando o Brasil na nova ordem mundial e gerando contribuições importantes de cooperação jurídica entre os países.  

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes, observou que um dos êxitos desta visita Real ao País e ao Estado de Minas Gerais foi a instalação da antiga mineradora Belgo Mineira (atual ArcelorMittal), oferecendo um grande avanço econômico no Estado.