O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinou, nesta segunda-feira (24/5), termo de cooperação técnica com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. A cerimônia foi conduzida pelo 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, representando o presidente Gilson Soares Lemes.

not---Assinatura-do-Termo-de-cooperacao-com-a-Faculdade-de-Ciencias-Medicas.jpgAs pesquisas podem se desdobrar em trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos
para publicação em revistas e periódicos (Foto: Riva Moreira/TJMG)

 

O convênio tem por finalidade a elaboração e a implementação, em conjunto, de pesquisas e projetos de políticas públicas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas e o fortalecimento institucional do Poder Judiciário com a sociedade.

As pesquisas podem se desdobrar em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, projetos de pesquisa e seu desenvolvimento.

O convênio foi assinado pela juíza auxiliar da Presidência do TJMG Rosimere das Graças do Couto e pelo diretor-geral da Faculdade, José Celso Guerra.

O 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto, destacou que uma das frentes de trabalho de cooperação técnica vai tratar da qualidade de vida no trabalho, com abordagens que alcancem magistrados, servidores, colaboradores e estagiários.

“Medidas que visem a uma maior humanização dos ambientes de trabalho, com a melhoria da qualidade das relações entre as pessoas que aqui trabalham e para cá se dirigem, poderão ser incrementadas”, disse.

O 2º-vice presidente acrescentou que as pesquisas e projetos serão formatados e implementados conjuntamente pelo TJMG e pela Faculdade de Ciências Médicas.

“Nesse sentido, esta parceria tem potencial de um alcance social imensurável. Projetos podem surgir, por exemplo, para proporcionar atendimento psicológico a recuperandos que hoje cumprem pena nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, as Apacs. Com isso, esses indivíduos terão a chance de trabalhar os efeitos nefastos do encarceramento; transmutar em energia positiva a violência a que muitas vezes foram submetidos e que introjetaram, ao longo da vida; refletir sobre os conflitos familiares que podem ter contribuído para a entrada deles no mundo do crime”, afirmou.

 

not-2---Assinatura-do-Termo-de-cooperacao-com-a-Faculdade-de-Ciencias-Medicas.jpg
A juíza Rosimere das Graças do Couto assinou o termo de cooperação técnica (Foto: Riva Moreira/TJMG)

 

Outro segmento de atuação será a realização de perícias em processos judiciais que hoje se encontram retidos, aguardando laudos médicos.

Sobre a parceria, o diretor José Celso Guerra destacou que a Faculdade de Ciências Médicas, desde sua fundação, em 1950, nasceu sob um cenário de prática. “O espírito da faculdade é a supervisão direta dos alunos no campo da atuação. A parceria com o TJMG é única, porque permite que situações de trabalho que são importantes na profissão sejam oferecidas aos universitários.”

A Faculdade de Ciências Médicas oferece quatro cursos: Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem. “Há possibilidades de pesquisa, de extensão, de melhoria na assistência do cidadão nesta cooperação técnica. Em todas essas áreas poderemos contribuir para qualificar o trabalho do Poder Judiciário. Vários projetos específicos serão formatados, com ganho para toda a sociedade”, ressaltou.

Participaram da assinatura do termo o vice corregedor-geral de justiça, desembargador Edison Feital Leite; o superintendente administrativo adjunto, José Arthur Filho; os juízes auxiliares da Presidência Rui de Almeida Magalhães, Delvan Barcelos Júnior, Jair Francisco dos Santos e Cássio Fontenelle; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras; e a assessora técnica especializada da Presidência do TJMG, Tatiana Camarão.

Fonte: TJMG