O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, na tarde desta segunda-feira, 14, sessão cívica do Órgão Especial do TJMG, para comemorar os 300 anos do Estado de Minas Gerais.

 

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintende adjunto da Memória do Judiciário, fez a leitura do Alvará de Criação da Capitania das Minas Gerais, assinado pelo Rei de Portugal, Dom João V, no ano de 1720, que apresentava o marco inicial da fundação do estado mineiro. Em seguida, o documento foi repassado ao presidente do Tribunal de Justiça para ser musealizado e compor o acervo da Mejud.

O orador oficial da cerimônia, desembargador Kildare Carvalho, destacou a importância da data para o povo mineiro, em celebrar sua história, seus antepassados, sua geografia, e os aspectos da cultura mineira, seus artistas, escritores, poetas, que contribuíram para a formação da identidade mineira. O desembargador ainda afirmou do compromisso do Tribunal em contribuir para uma sociedade cada vez mais livre, justa e sem preconceitos.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, disse que é com grande alegria celebrar estes 3 séculos do Estado, e a contribuição da cultura mineira, seja nas artes, ciência, literatura e política, na construção do país.

O presidente do Tribunal também lembrou do trabalho, comprometimento e a alta produtividade com que o Tribunal têm se empenhado, nestes tempos de pandemia, para distribuir Justiça e promover a paz social ao povo mineiro.

No dia 2 de dezembro, o presidente da Amagis participou da sessão administrativa virtual do TRE-MG que homenageou os 300 anos de Minas Gerais. A sessão, transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube, contou também com a presença do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do governador Romeu Zema. O desembargador Alberto Diniz destacou a grandiosidade de Minas e de seus magistrados e ressaltou o trabalho dos juízes e juízas que atuaram nas eleições municipais deste ano realizadas em meio à pandemia do novo coronavírus.