O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, durante sessão do Tribunal Pleno, na tarde desta sexta-feira, 6, concedeu o Colar do Mérito Judiciário à ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o governador Alberto Pinto Coelho, o vice-prefeito de BH, Délio Malheiros, e o ex-governador Antonio Anastasia participaram da cerimônia, além de outras autoridades.
Orador oficial da cerimônia, o primeiro vice-presidente do Tribunal, desembargador Almeida Melo, enalteceu os feitos dos agraciados em prol do Judiciário, afirmando que todos são merecedores desta homenagem. O presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, falou da responsabilidade que carregam os homens públicos e disse que homenagear estas autoridades é uma forma de incentivar e motivá-los a continuar lutando por uma sociedade cada vez melhor.
A ministra Cármen Lúcia, que falou em nome dos agraciados, disse estar muito honrada por receber tal condecoração e afirmou que a sociedade passa por um momento de reformas, observando que é necessário fazer a sociedade brasileira voltar a acreditar nas instituições e que o Judiciário tem um papel fundamental nesta construção. Homenageados
Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha
A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tem graduação, especialização e mestrado em Direito, já atuou como advogada, procuradora do Estado de Minas Gerais e professora universitária. Com vários livros e artigos publicados, participa ativamente de aulas, debates, conferências, comissões, conselhos e bancas de concursos. É ministra do STF desde 2006.
Ministro João Otávio de Noronha
O ministro João Otávio de Noronha é bacharel e especialista em Direito. Foi advogado e diretor jurídico do Banco do Brasil, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrante de conselhos de administração de grandes empresas no Brasil. É professor universitário desde a década de 1980, conferencista e ministro do STJ desde 2002.
Deputado Dinis Antônio Pinheiro
Bacharel em Direito, o deputado Dinis Antônio Pinheiro exerce o 5º mandato de deputado estadual em Minas Gerais. Ocupa pela segunda vez consecutiva a Presidência da ALMG. Entre março de 2011 e abril de 2013, foi presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital.