O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), conquistou o 3º lugar na categoria “Escolas de Magistratura e Judiciais” na 6ª Edição do Prêmio Inovação J.EX – 2025. A solenidade de entrega da premiação foi realizada na segunda-feira (24/11), em Brasília (DF).
O Prêmio Inovação J.EX reconhece iniciativas inovadoras em tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas ao Ecossistema de Justiça. A iniciativa do TJMG destacada foi a publicação “Julgados em Números”, que apresenta análises estatístico-jurídicas de temas relevantes, atuais ou de grande repercussão social, aliando rigor técnico e linguagem acessível.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, destacou o reconhecimento da iniciativa pela Rede J.Ex (Judiciário Exponencial), que é considerada referência nacional em inovação e transformação digital na Justiça.
O diretor da Dirged, Thiago Doro; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra; e o coordenador da Cojur,
Maurício Tobias, durante a entrega do prêmio à iniciativa da Ejef (Crédito: Divulgação / TJMG)
“A premiação reforça a qualidade e o rigor metodológico do projeto, que torna a jurisprudência do TJMG mais clara, acessível e estratégica. Este reconhecimento valoriza o compromisso do Tribunal com a transparência, a modernização e a eficiência na comunicação judicial. Além de destacar uma boa prática institucional, a distinção projeta o TJMG como exemplo de inovação no Judiciário brasileiro.”
Na ocasião da apresentação dos finalistas da 6ª edição do prêmio, o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra, afirmou que a publicação da Ejef pretende tornar a jurisprudência mais transparente e compreensível para magistrados, advogados, pesquisadores e cidadãos.
“O ‘Julgados em Números’ traduz a linguagem muitas vezes complexa da jurisprudência em dados confiáveis, estruturados e de fácil compreensão. Isso permite que magistrados, advogados, acadêmicos e cidadãos tenham acesso a uma leitura clara sobre os temas mais relevantes tratados pelo Tribunal.”
Transparência e entendimento
O diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro, explicou que o “Julgados em Números” foi criado com a proposta de aproximar o público das decisões do TJMG, facilitando a compreensão sobre como o Tribunal tem decidido seus temas mais incidentes e relevantes:
“O formato da publicação combina linguagem simples, visual didático e organização objetiva dos dados, tornando acessível ao público leigo aquilo que normalmente estaria restrito a análises técnicas de difícil leitura.”
O gestor ressaltou que, além de promover transparência e ampliar o entendimento sobre a jurisprudência, a publicação também nasce com a intenção de atuar como instrumento de prevenção de conflitos, especialmente no âmbito dos Juizados Especiais.
“Ao apresentar, de forma clara e estatística, as tendências decisórias do Tribunal, o ‘Julgados em Números’ contribui para que cidadãos, advogados, partes e conciliadores avaliem previamente a viabilidade de suas demandas, evitando a judicialização de casos de menor complexidade e fortalecendo a cultura da conciliação.”

Análises estatístico-jurídicas
Criada em abril de 2018, o “Julgados em Números” já alcançou 20 edições, mantendo periodicidade e relevância. Os temas já analisados variam de “extravio de bagagem” a “homicídio qualificado pelo feminicídio”; a edição mais recente abordou o golpe do “boleto falso”.
A publicação é produzida pela Dirged, por meio da Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (Gejur) e da Coordenação de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Cojur).
O processo de produção da publicação envolve:
Seleção criteriosa de acórdãos pela Gejur, com filtros específicos conforme a temática
Extração e organização dos dados, convertidos em números e percentuais que revelam tendências das decisões
Apresentação em formato de cartaz, com design claro, leitura facilitada e arte atrativa para destacar informações essenciais
Todas as edições estão disponíveis na Biblioteca Digital do TJMG.
A premiação
Promovida pelo J.Ex com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), o Prêmio Inovação J.EX foi criado em 2019. Em sua 6ª edição, cerca de 600 projetos foram analisados pela comissão julgadora da premiação.
Entre as categorias premiadas, estão “Inovação Tecnológica”, “Inovação na Gestão”, “Laboratórios de Inovação”, “Inovação Social” e “Escolas de Magistratura e Judiciais”, além do reconhecimento a lideranças exponenciais e executivos de tecnologia e inovação.
A premiação visa incentivar a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do Ecossistema de Justiça; disseminar soluções inovadoras; destacar e estimular a implementação e o desenvolvimento de projetos em laboratórios de inovação; e valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa e proativa em suas atividades.
Fonte: TJMG


