caratinga.jpg
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental do Fórum Desembargador Faria de Souza, na comarca de Caratinga, na última sexta, dia 11. O evento marcou o início da construção do novo prédio que abrigará o fórum. Trata-se de uma demanda antiga, pois a comarca é centenária e as instalações atuais já estão defasadas.

A solenidade contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Dinis Pinheiro. O parlamentar destacou a necessidade de aparelhar o Poder Judiciário para que este tenha condições de atender o anseio da sociedade por uma justiça célere.

A construção terá início em maio e deve durar 720 dias. O diretor do Foro, juiz Marco Aurélio Abrantes Rodrigues, explicou que o prédio de sete andares irá abrigar 13 varas judiciais. “Essa construção representa um avanço para a comarca, uma vez que as atuais instalações já não nos atendem”, complementou.

O presidente do TJMG informou que o Poder Judiciário de Minas Gerais é composto de 296 comarcas e administra 700 prédios. Devido à limitação orçamentária, o Tribunal está priorizando obras em comarcas com extrema necessidade. “Esta obra irá beneficiar os jurisdicionados de Caratinga, pois o atual fórum está aquém das necessidades.”

Nesse sentido, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/subseção de Caratinga, Denis Fonseca Barroso, e o promotor Herman Resende comentaram que o novo prédio representa muito para a população da comarca, que poderá contar com um Judiciário melhor equipado.

Na sessão solene, o presidente do TJMG homenageou dois desembargadores presentes, José de Carvalho Barbosa e Veiga de Oliveira, além de fazer uma homenagem póstuma ao desembargador Salatiel de Resende Fernandes Neto.

Também estavam presentes no evento o deputado federal Mauro Lopes; o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho; o presidente da Câmara Municipal de Caratinga, vereador José do Carmo Fontes.

A edificação

O prédio terá sete pavimentos e a área total de construção será de 7.502,08 m2. O valor previsto é de R$ 18.274.177,03. Haverá 101 vagas para estacionamento, 6 vagas para idosos, 2 para deficientes e 13 para motos.

Além de Caratinga, a comarca engloba dez municípios: Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Entre-Folhas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Pingo-d’Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Ubaporanga, Vargem Alegre. Tramitam na comarca aproximadamente 42.000 processos.

Fonte: TJMG
Foto; Marcelo Albert/TJMG