O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais elegeu na manhã desta segunda-feira, 31, a lista tríplice do quinto constitucional da OAB/MG para o cargo de desembargador do TJMG. Compõem a lista a advogada Mônica Aragão Ferreira e Costa, e os advogados Antônio Marcos Nohmi e Leonardo de Faria Beraldo, com, respectivamente, 88, 68 e 67 votos.
Os outros integrantes da lista sêxtupla encaminhada pela OAB/MG, Adriano Guilherme de Aro Ferreira, Lúcio Delfino e Luís Eduardo Alves Pinto, obtiveram, respectivamente, 33, 48 e 52 votos.
A lista tríplice será enviada ao governador do Estado Romeu Zema para a escolha do novo desembargador que ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Edgard Penna Amorim.
O quinto constitucional é o mecanismo legal que destina uma a cada cinco vagas nas cortes da justiça a profissionais indicados pela OAB e pelo Ministério Público. São indicados seis nomes. A partir deles, o Tribunal Pleno do TJMG elabora uma lista tríplice, que segue para que o governador escolha um dos nomes e faça a nomeação.