Uberlândia está entre as seis cidades que vão receber a construção de unidade do Centros de Reintegração Social (CRS) em 2014. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais(TJMG), sendo que o convênio foi assinado em dezembro de 2013 e prevê a construção e implementação de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), que buscam a humanização nas prisões.

No estado em 2013, foram realizados três cursos para gestores, com a participação de cerca de 200 pessoas, três seminários, dois cursos para magistrados, com a adesão de mais de 100 juízes, um curso para reeducandos, uma audiência pública e um ciclo de palestras sobre o assunto.

Dados apurados em dezembro mostraram que 1882 detentos cumprem pena nos 34 CRS das Apacs em funcionamento em Minas Gerais, o que representa 84,74% de ocupação das vagas disponíveis nas entidades. Foram realizados 2443 atendimentos a detentos. Atualmente, existem outras 63 unidades em diferentes fases de implantação em Minas.

Capacitação em Ituiutaba
Outra linha de atuação no último ano foram as parcerias. Em Ituiutaba, o Instituto Minas pela Paz ofereceu formação em ensino fundamental e capacitação profissional aos recuperandos das Apac. Além da cidade do Pontal do Triângulo, Itaúna, Nova Lima, Lagoa da Prata, Machado e Perdões são beneficiadas pelo projeto.

Atendimento em Divinópolis
Outra iniciativa que procura humanizar o cumprimento das penas em Minas é o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), cujo núcleo supervisor acompanha 1.758 casos. Divinópolis possui uma unidade que atende 32 pessoas. Além disso, a capital Belo Horizonte, Barbacena, Itaúna, Teófilo Otoni , Ipatinga e Governador Valadares são contemplados.

Fonte: G1