O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), está abrindo o processo seletivo para novos alunos integrarem a Orquestra Jovem (OJ) e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). As vagas são para o primeiro semestre letivo de 2016. Veja o Edital.

O projeto é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que vivem em instituições de acolhimento de Belo Horizonte. O objetivo do trabalho é ampliar as perspectivas desses jovens e oferecer-lhes uma oportunidade de desenvolvimento intelectual e cultural.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: corda, sopro, canto coral e percussão. Serão seis vagas para violoncelo, duas para flauta transversal e oito para instrumentistas de percussão. O teste para esses instrumentos será aplicado para estudantes entre 10 e 16 anos. Para o coral, estão disponíveis 20 vagas, e o teste pode ser realizado por alunos de 6 a 18 anos.

As inscrições devem ser realizadas até 15 de abril pela internet. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, indicando a opção por canto coral ou instrumento (corda, sopro e percussão). No caso da escolha por instrumento, o candidato deve informar se já toca ou se é iniciante. A ficha deve ser entregue pessoalmente na Coinj – rua Guajajaras, 40, 25º andar, Centro –, onde são realizadas as aulas.

O candidato poderá se inscrever em apenas um curso. Os testes para instrumentos de percussão têm prioridade, dessa forma, testes para sopro, corda e canto coral serão agendados posteriormente.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coinj01@tjmg.jus.br, pelos telefones (31) 3247-8413/8415/8418/8419 ou pessoalmente na Coinj.

Para o ingresso na orquestra, o candidato será submetido a um teste de percepção musical que não exige conhecimento prévio de teoria musical. Essa fase tem caráter eliminatório. A banca examinadora será composta por um ou mais integrantes do corpo docente da OJ.

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a matricularem-se no setor social da Coinj e devem levar os seguintes documentos originais e cópias: uma foto 3x4, cópias de identificação dos pais ou responsáveis como RG e CPF; cópias de identificação dos alunos como certidão de nascimento, RG e CPF; cópia do comprovante de endereço e declaração da escola informando que o aluno está matriculado e frequente no semestre atual. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis deverão se comprometer com a assiduidade, o comportamento, o deslocamento do aluno e outros documentos de âmbito legal.

Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão na lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados no caso de evasão de alunos durante o primeiro semestre de 2016.

Além das aulas gratuitas para o aprendizado musical, futuramente, as crianças e os adolescentes selecionados poderão aprender inglês.

Acesse:

Edital

Ficha de inscrição coral

Ficha de inscrição corda

Ficha de inscrição sopro

Ficha de inscrição percussão

Fonte: TJMG