O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, empossou hoje, 4, o desembargador Pedro Aleixo Neto, na 16ª Câmara Cível do Tribunal. Ele foi promovido por antiguidade no dia 28 de janeiro pelo Órgão Especial e ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Francisco Batista Abreu.
O desembargador Pedro Aleixo Neto recebeu o colar do mérito das mãos do desembargador Pedro Bitencourt e dos filhos Pedro e Luísa Tunes Aleixo.
Em seu discurso, o presidente do TJMG parabenizou o novo desembargador pela carreira profícua e lembrou de seu avô, Pedro Aleixo, grande jurista. Ainda em seu discurso, Pedro Bitencourt falou da importância de simplificar o Judiciário com ações como o PJe, planejamentos e definições de metas para solucionar a sobrecarga de processos do Judiciário. O magistrado citou Clarice Lispector, dizendo que só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. “Juntos, vamos obter resultados cada vez melhores para o Judiciário e para a sociedade”, concluiu Bitencourt.
A solenidade de posse foi realizada no auditório do Anexo II, da sede do TJMG, e contou com a presença de diversas autoridades entre elas o ex-presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Resende; o 1° vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant; o 2° vice-presidente do TJMG, desembargador Kildare Carvalho; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o vice-corregedor de Justiça, desembargador Marcílio Eustáquio Santos; o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; além de magistrados, operadores do Direito, familiares e amigos do desembargador Pedro Aleixo Neto.
Pedro Aleixo Neto nasceu em Belo Horizonte. Graduou-se em Direito pela UFMG em 1988 e entrou para a magistratura em 1993. Atuou como juiz nas comarcas de Piranga, Conselheiro Lafaiete, Paracatu, Janaúba, Araguari, Curvelo, Contagem e Belo Horizonte. Em março de 2014, foi convocado para substituir a desembargadora Aparecida Grossi e, em seguida, substituiu o desembargador Nilo Nívio Lacerda na 12ª Câmara Cível.